Divergente por Veronica Roth

terça-feira, março 20, 2012

Original: Divergent
Autora: Verorica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 487

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade é dividida em cinco facções, cada uma dedicada a cultivar uma virtude em particular—Candor (os honestos), Abnegation (os generosos), Dauntless (os bravos), Amity (os amigáveis), e Erudite (os inteligentes). Uma vez ao ano, todos os adolescentes com 16 anos devem selecionar a facção para a qual devotarão o resto de suas vidas. Para Beatrice, a decisão está entre permanecer com sua família ou ser quem ela realmente é—ela não pode ter os dois. Sua escolha surpreende a todos, inclusive a si mesma.
Durante a altamente competitiva iniciação que se segue, Beatrice se torna apenas Tris e luta para identificar quem são seus amigos de verdade—e onde, exatamente, um romance com um garoto às vezes fascinante, às vezes exasperante, se encaixa em sua vida. Mas Tris também tem um segredo, um que ela mantem escondido de todos porque foi alertada de que isso pode significar sua morte. E ao descobrir um crescente conflito que ameaça destroçar sua sociedade aparentemente perfeita, ela também descobre que seu segredo talvez possa ajudar a salvar aqueles que ela ama… Ou destruí-la.

Em meio à tantos livros com o tema Distopia, o mesmo gênero da trilogia Jogos Vorazes, Divergent veio para nos mostrar como uma escolha transforma a sua vida. Neste livro vemos uma nova Chicago, onde a sociedade é dividida em cinco facções: os Candors, tais quais não mentem, são verdadeiros e valorizam a verdade; os Abnegations que são os generosos, dividem tudo e vivem de modo simples; os Dauntless, onde vivem os destemidos e corajosos; os Amitys que são os amigáveis e gentis; e os Erudites, que consideram a inteligência acima de tudo. A escolha da sua facção, que pode ser feita durante a Cerimônia de Seleção quando se é completado 16 anos, é a escolha mais importante da sua vida, e uma vez feita a escolha não é possível voltar atrás.

Beatrice Prior, ou apenas Tris, é a nossa protagonista. Ela faz parte da facção Abnegation. Antes de ir para a cerimônia ela deve fazer o Teste de Aptidão, onde um instrutor (no caso, Tori) a guia para que ela faça uma espécie de prova, essa prova mostra a facção que mais combina com ela, e o resultado de Tris é tão inesperado quanto a reação de Tori. O resultado do teste, o qual deveria deixar mais claro a facção que ela deveria escolher, acaba a deixando ainda mais confusa.

“Mas o objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.”

É fácil perceber com o quote acima que o livro fala um pouco também sobre os medos das personagens, durante simulações estas devem controlar o seu próprio medo, e levar uma nota por isso, é incrível descobrir o sentimento através da coisa da qual a personagem teme, e também ver como um prazer pode se tornar um medo.

Tris foi uma das coisas do livro que mais me impressionou, ela não é perfeitinha, tem os seus defeitos, fraquezas, medos, mas também tem pontos muito fortes que podem ser percebidos ao ler o livro, ela é corajosa. Não só Tris tem sua personalidade forte, todos os outros personagens também, Veronica Roth os fez cada qual com sua forma de encarar as coisas, de pensar, um dos pontos mais fortes do livro para mim.

Não posso dizer mal desse livro, eu adorei, foi minha primeira leitura em inglês e achei fácil de ler, a narrativa não é tão esforçada e assim a leitura fica mais fácil. Adorei o livro e recomendo, lembrando que a tradução do livro chega ainda este ano, pela Rocco.

5.0 de 5.0 + fav

7 comentários:

Danzinha disse...

Tenho muito vontade de ler este livro. A história parece ser muito boa, já vi muitos comentários super positivos. Eu espero poder ler ele em breve mesmo que seja em inglês.

Beijos

Amigas entre Livros

@whosthanny disse...

Estou louca para ler esse livro! Ainda bem a Rocco vai publicar <3
Achei esse negócio de seleção quase a mesma coisa que a divisão das casas de Hogwarts HAHAHAHA

Beijos,
whosthanny.com

Anônimo disse...

Oi, Anderson!
Eu estou LOUCO para ler este livro, tenho ele aqui há um tempinho, mas ainda não tive tempo de começar :s
Adoro distopias, e ainda mais uma que fala de algo tão louco e comum que é essa coisa das escolhas e como elas definem nossas vidas (pelo que entendi é isso né? kk)
Abraços,

Gabriel M. Souza
http://carolespilotro.blogspot.com/

Nathália Risso disse...

Oi, And!
Adorei a resenha!
Estou super ansiosa para conferir Divergent!
Fiquei feliz com a notícia de que a Rocco vai publicá-lo; adoro livros distópicos e este me deixou intrigada!
Beijos,
Nathi
Books in Wonderland

Lina Moniz disse...

:O
Estou MORREEEEEEEEENDO de vontade de ler! Ainda bem que irá lançar no Brasil! \o/
Sou a mais nova fã aqui do blog, muito bom :D

Tay Magalhães disse...

Eu já li esse e Insurgente e é muuuito bom! É uma das Sagas que eu mais gosto. Ficou ótima a resenha.

Unknown disse...

o livro parece ser bem legal,sobre escolhas,enfim adorei a resenha.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.