Um Mundo Brilhante por T. Greenwood

sábado, março 31, 2012

Título: Um Mundo Brilhante
Original: This Glittering World
Autora: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

 Um Mundo Brilhante é o primeiro livro de T. Greenwood publicado no Brasil. Devo admitir que a autora chegou ao nosso país de um jeito extremamente bom, pois quando vi a capa do livro fiquei bem ansioso para ler, e ao virar a última página, percebi que a ansiosidade valeu a pena.

A vida de Ben Bailey é um tanto monótona. Ele é professor de História em uma faculdade, trabalha em um bar nas horas livres e é noivo de Sara, com quem mora em Flagstaff. Ben não é satisfeito com nada na sua vida, porém sua rotina está prestes a mudar,  quando ele acorda e vai buscar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele se depara com um jovem no chão, Ben vê os últimos suspiros do rapaz e se sente funesto por não poder fazer nada ele se vê em um novo lugar, conhecendo novas pessoas e indo atrás de uma resposta: quem violentou aquele rapaz?

Ben não conseguia entender como uma pessoa simplesmente vai embora de uma vida, especialmente de uma vida que ela mesma construiu.

Depois de ter presenciado a morte, Ben se envolve com Shadi, a irmã do jovem, ele acaba colocando em mente que ele tem que satisfazer aquela mulher, e que tem que solucionar este caso, não por satifação própria, mas sim por ela, e é durante uma das tentativas de encontrar pistas que Sara acaba desconfiando de Ben, e então ele deve escolher entre Shadi e Sara.

A narrativa de T. Greenwood é simples, porém perfeita. Apesar de não usar muito elementos que deixam o desenrolar da trama mais profundo, ela soube fazer com que eu entrasse na cabeça de Ben e tivesse as mesmas dúvidas dele, por mais sutis que elas sejam.

Eu gostei muito deste livro, apesar de não poder ser chamado de favorito ele é bem legal, estou ansioso para ler outros livros de T. Greenwood, tomara que a Novo Conceito os publiquem aqui no Brasil! Enfim, o livro é recomendado, mas não o leia com grandes espectativas, ele pode não superá-las.

4.0 de 5.0

5 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Anderson! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Abraços!

Gengiscan Pereira disse...

To com esse livro e mais uns 12 aqui pra ler haha.
Adorei a resenha, espero gostar do livro.
Abraços, Gengiscan Pereira.
www.booksformenow.com

Milena disse...

Estou com esse livro aqui e ele, como seu nome diz, parece ser brilhante! Quero lê-lo assim que possível (o que eu espero ser em breve)!

Beijos!
http://livrosnacabeca.blogspot.com

Unknown disse...

Eu bem que tentava entender o Ben, mas simplesmente não conseguia. Achei ele super egoísta. Ainda assim consegui gostar do livro. Acho que foi justamente através desses defeitos e incertezas que ela conseguiu alcançar questionamentos e passar uma mensagem legal. A escrita da Tammy é muito ágil mesmo, a gente consegue ler rapidinho.
Beijos!

Unknown disse...

Parece ser um livro de auto ajuda digamos,a estória de auto-resgate é bem interessante.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.