A Culpa é das Estrelas de John Green

segunda-feira, setembro 17, 2012

Original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 286
Compare Preços

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Às vezes as pessoas não tem noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem    falei.


A Culpa é das Estrelas carregava uma promessa para mim, depois de ler tantas resenhas ótimas eu só podia esperar um livro ótimo, mas a principal promessa que o livro tinha era que lendo ele eu iria rir, chorar e ainda querer mais, assim como diz em sua capa. Mas, contrariando o quote, eu tenho certeza de que John Green tinha sim noção da promessa que ele estava fazendo: que teria que fazer as palavras emocionar uma pessoa, e ele o fez.

Hazel Grace tem dezesseis anos, convive com um câncer desde os seus treze anos - quando foi diagnosticada como um caso terminal, porém um milagre fez com que ela continuasse a viver -, ela adora ler, especialmente um livro chamado Uma Aflição Imperial, e não é uma garota popular. A mãe da protagonista acha que ela está em um processo depressivo e por isso Hazel frequenta um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, onde um amigo, Isaac, a apresenta ao Augustus Waters, a partir de então cada momento na vida dos dois será único.

 Você sabe que tentar manter a distância não vai diminuir o que eu sinto por você - ele disse.

Antes de ler "A Culpa é das Estrelas", eu não havia lido nenhum livro de John Green, e simplesmente não sabia mesmo o que esperar. Já tinha assistido alguns vídeos do Vlogbrothers e sabia o quão engraçado ele é, mas mesmo assim eu esperava um livro muito melancólico, o que ACEDE não chega a ser. John escreve de uma forma inexplicavelmente incrível, sua narrativa é encantadora e fez com que eu não quisesse que o livro terminasse nunca. Os seus personagens também são criados de uma forma única, é possível perceber lendo apenas algumas páginas que ele criou cada personagem com suas características, sua forma de pensar, seus medos, desejos e tudo o que uma pessoa real deve ter, além dos personagens ele criou e usou elementos que fazem o leitor ficar ainda mais fissurado a sua leitura: livros, jogos e até mesmo um grupo musical são exemplos de elementos que apesar de inexistentes - no mundo real - que fazem o leitor querer mais e mais.

Para mim, The Fault in Our Stars é um livro com sentimentos e ensinamentos, carrega uma grande mensagem de amor e ensina muito, muito mesmo, sobre superação, desafios, e sobre a vida de uma pessoa com câncer. Agradeço imensamente à John Green, pelo presente que este livro foi para mim, que me ensinou a enxergar o mundo de uma forma nova, um mundo onde as dificuldades, os desafios não são nada mais, nada menos que obstáculos e que devemos ultrapassar cada um deles com um grande sorriso no rosto. 

 Nosso destemor será nossa arma secreta.
 As lendas das nossas proezas sobreviverão enquanto existir a voz humana.

"Você vai rir, chorar, e ainda vai querer mais", quando eu disse sobre a promessa que o livro carregava, meu intuito era dar à resenha uma forma de encerrá-la, pois sendo A Culpa é das Estrelas o livro que é eu poderia ficar aqui 24 horas batendo nas teclas do computador. Sim, eu ri pelos momentos especiais que o livro me apresentou, chorei pelas tristesas dos personagens, se eu quero mais? Mas é claro que sim, John Green poderia escrever um livro infinito sobre Hazel e eu o leria!

Não deixe de ler este livro, não tenha medo do que ele pode passar para você, tenho certeza de que assim como eu você vai se emocionar e aprender muito com a vida desses inesquecíveis personagens.

5.0 de 5.0 + favorito

18 comentários:

Loen Fragoso disse...

Não é a primeira vez que vejo uma resenha positiva sobre esse livro. Eu não tinha interesse por ele até ver as opiniões. Agora eu to LOUCA pra ler! Fato que vou chorar rios nesse livro, até porque já imagino o que vai acontecer lá pelo final D: rs
Mas enfim, gostei muito da sua resenha, me fez ficar ainda mais ansiosa para colocar minhas mãos no livro!

Priscila Boltão disse...

Esse livro é uma daquelas coisas na vida que te deixam sem saber o que fazer. Um daqueles livros que você fecha e pensa "o que eu faço com minha vida agora?" e tem vontade de começar tudo de novo. Tipo do livro q vc quer q continue por mais quinhentas páginas, q vc num aceita que acabou.
Olhe, eu nem consigo mais ler as resenhas sem chorar pq lembro do livro e meu coração fica em pedacinhos de novo.

Lyn B. disse...

Tô querendo esse livro já há algum tempo, pois só vejo boas resenhas sobre ele!
Acho a temática muito forte, faz a gente pensar demais e ter até um pouco de medo, mas é sempre bom leituras desse tipo!

Beijo

Virna disse...

Um dos melhores livros que eu já li na vida, "A Culpa é das estrelas" fala muito mais do que duas pessoas doentes encontram um amor: fala das escolhas que podemos fazer mesmo quando acreditamos que não temos mais escolhas. É tocante, real, cruel e envolvente. Hazel e Augustus se tornaram grande amigos.

Unknown disse...

Oi Anderson!
Depois de tudo que eu li até hoje, tenho certeza de que é impossível se decepcionar com esse livro. Geralmente essa expectativa é algo ruim, mas acho inevitável quando só ouço elogios tão entusiasmados e claramente sinceros de todos aqueles que o leram e se emocionaram com ele.
Não é para qualquer um pegar um assunto tão naturalmente dramático e triste, e abordá-lo de modo diferente, de uma forma que parece-me quase alegre até. Ainda não o li por pura covardia pois sei que vou chorar rios haha Geralmente não pego livros com esse tema para ler, mas sempre há exceções e essa certamente será uma delas.
Parabéns pela resenha!
Beijos!

Unknown disse...

Resenha maravilhosa,passou tudo que eu senti lendo o livro...

Parabéns ^^
Beijo

Bruno disse...

Nunca li nada do John Green, tenho vontade de ler mas sempre acabo comprando outro, de qualquer forma, obrigado por ter me lembrado de comprar. Já coloquei na lista! :D

Celle Espindola disse...

Esse também foi meu primeiro livro do John Green e, com certeza, pretendo ler outros. A Culpa é das Estrelas é um dos melhores livros que eu li na vida, e acho que é o tipo de livro que todo mundo tem que ler. Eu também imaginei que fosse algo bem mais melancólico, mas eu simplesmente ri demais. Também me emocionei, é claro, mas acho que o bom humor, mesmo que humor negro, foi o mais cativante no livro.

E eu também leria muito mais sobre a Hazel e o Augustus, mas acho que o fato de o livro ser rápido e curto também ajudou em torná-lo tão bom. É o tipo de livro que você relê sempre que tem vontade, sabe?

Beijos.

Unknown disse...

Estou imensamente ansioso para ler este livro, e sim, eu quero rir, chorar e querer muito mais deste livro. Como você, eu li várias resenhas positivas sobre e cada vez que eu leio, é mais vontade que aflora em mim. Também nunca li nenhum livro do John, mas tenho certeza que não me decepcionarei.

As Crônicas de Zazuleigo
http://www.ascronicasdezazuleigo.com/

Unknown disse...

Tenho certo receio de ler esse livro e me decepcionar. Justamente pelas várias resenhas positivas que ando lendo. Quando muita gente fala que é bom, cria-se expectativa e aí, sempre acabo não sentindo o mesmo.
Vou ler só depois, quando der uma amenizada nos comentários.

Parabéns pela resenha.

Bjinhuxxx
Eu li e divulgo

Dudi Kobayashi disse...

AIIIII!
Eu acho que se eu ler esse livro eu vou chorar! Eu quero mto ler, mas agora to meio sem grana, acabei de fechar uma compra mto grande com outros livros pelos quais estava louca e fico meio apertado de comprar esse tmb :x
otima resenha!
tem postagem nova no meu blog
espero sua visita e comentarios!
bjs

TÍTULOS DE LIVROS

jayane disse...

Tentei ler só a metade da resenha para não ficar sabendo de muita coisas,mas uma coisa eu sei preciso ler A culpa e das Estrelas ainda esse ano.

Laura Kerstenetzky disse...

Estou querendo ler esse livro desde seu lançamento. Meus livros preferidos são os que me despertam as mais variadas emoções...

Unknown disse...

Oi Anderson, ainda não li a culpa é das estrelas, mas é uma das minhas próximas aquisições. Ficou muito boa a sua resenha, parabéns. Seu blog tb é muito massa!

Jean
http://www.cabanadoslivros.com.br

Livrossaofilhos disse...

Acabei de ler o livro, eu chorei em muitas partes, nunca tinha lido nada assim. Me apaixonei pela escrita do Green.

Bjs ;*

Unknown disse...

querendo muito ler depois dessa resenha <3

Larissa e Carol disse...

A culpa é das estrelas é lindo, incrivelmente lindo. Sua resenha ficou fantástica, adorei *-*'

Unknown disse...

Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.