Especial Nacional: Top 4 livros nacionais
sexta-feira, setembro 07, 2012
Clique na imagem para ser direcionado ao tumblr do projeto. |
1. Hathor de Markus Thayer
É o meu livro nacional favorito simplesmente por que a história merece isso. Thayer desenvolveu uma trama que levasse o leitor para dentro da história do livro e introduziu várias causas que nos fazem pensar. Tem de tudo neste livro: mistério, romance, é um pouco futurista e até ensina sobre meio ambiente! Os personagens também são muito bem trabalhados e da, claramente, para perceber que o autor de dedicou muito para pesquisar antes de escrever o livro.
Leia aqui minha resenha de Hathor.
2. Do Seu Lado de Fernanda Saads
O livro da Fernanda é o meu romance nacional favorito. Primeiramente porque mesmo eu não estando familiarizado com o tipo de leitura ele me envolveu e fui levado ao fim da história sem nem mesmo perceber. Segundo porque a personagem principal exerce a profissão que eu desejo exercer: arquitetura. Os personagens me cativaram muito, principalmente a avó da protagonista e eu adorei cada minuto que passei lendo este livro.
Leia aqui a resenha de Do Seu Lado.
3. Agora eu Morro de Fabio Brust
Gostei muito de Agora eu Morro pelo simples motivo de a história ser diferente e longe de qualquer modinha. No livro Fabio Brust abordou a questão de um mundo onde a àgua se tornou preciosa e enquanto todos os humanos lutam para sobreviver sem o mineral um imortal, Imort, está cansado da sua vida e faz de tudo para acabar com ela.
A narrativa do livro também é outro ponto forte, o autor consegue fazer com que o leitor sinta o que o personagem está sentindo e usa elementos certos nas horas certas.
Leia a resenha de Agora eu Morro.
4. O Sonho de Eva de Chico Anes
O Sonho de Eva foi o último nacional que eu li, é também muito diferente de outros livros que encontramos por aí. Chico Anes conta sobre os sonhos lúcidos, sonhos onde tudo o que acontece é como real, é palpável. Mesmo o livro tendo sido meio confuso para mim adorei o final e a ideia do livro, por isso é um dos meus nacionais preferidos.
Leia a resenha de O Sonho de Eva aqui.
Top 4: Livros nacionais que eu mais desejo.
1. Sob a Luz dos Seus Olhos de Christine M.
“Essa é a nossa vida. [...] Toda transformação que um ser humano pode sofrer porque disse sim, toda a magia que só existiu porque, em um dia qualquer, nossos olhos se cruzaram.” Elisa é uma garota determinada com todo o futuro pela frente. Está partindo para a gélida e cinzenta Londres com todas as expectativas lotando sua bagagem. Nesse cenário, conhece Paul, um jovem de espírito livre e com uma promissora carreira de ator. Tudo poderia ser apenas um romance casual. Entretanto, Paul e Elisa são dois seres nos quais os rótulos não se encaixam. Graças à entrega incondicional e dedicação, puderam vivenciar tudo o que amor pode ser. Ela encontrou em seus olhos azuis a força para ultrapassar todas as barreiras que sequer imaginaria ter de enfrentar. Ele descobriu que as várias nuances dos olhos dela o levariam a uma trajetória oposta àquela que sempre planejou. Com eles, podemos viajar desde a tradicional e britânica York, às belas praias de Angra dos Reis, até as charmosas paisagens de Santa Mônica, na Califórnia, em uma trama intensa vivida e mostrada através dos olhos dos amantes. Contudo, o amor entre os dois jovens vai além do pitoresco. Ultrapassa o cotidiano e invade as questões existenciais humanas, se transformando em um convite à reflexão sobre o autoconhecimento e a incapacidade de prever do que somos capazes. Um romance repleto de reviravoltas, emoção e dinamismo, capaz de prender o leitor até o último capítulo. Muito mais do que uma história de amor furtiva ou pueril, “Sob a luz dos seus olhos” relata de maneira envolvente como esse sentimento pode mudar vidas e construir pontes que nem mesmo o tempo e o espaço podem destruir. O que você faria por amor? Eles fizeram tudo!
2. Sábado à Noite de Babi Dewet
Essa é uma história complicada. Uma história sobre amor e amizade. Uma história sobre jovens descobrindo seu papel no mundo. Amanda é uma adolescente como tantas outras, e ela não tem culpa de ser popular e a menina mais bonita do colégio. Isso simplesmente aconteceu quando ela cresceu. Seu melhor amigo de infância vive se metendo em encrencas com seu grupo bagunceiro e, apesar de serem como irmãos, eles não se falam em público.
3. A Arma Escarlate de Renata Ventura
O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.
4. Camundo de Nanuka Andrade
Depois de fugir de um asilo de desvalidos, Camundo encontra abrigo na casa de um rico e influente ervateiro. O que poderia ser um final feliz para um menino abandonado, acaba se tornando em uma infeliz sucessão de acidentes e infortúnios. Camundo não é um menino comum; é capaz de desenhar coisas terríveis, que acontecem logo em seguida: incêndios, acidentes e crimes, entre outras temeridades. O que Camundo não sabe é que desenhos assim podem despertar interesse de gente perigosa, como uma sociedade secreta, conhecida por Asseclas do Lagarto, que está disposta a tudo para trazer um segredo milenar à tona, escondido nos corredores subterrâneos da cidade.
E aí, qual é o seu top de livros nacionais? Quais você mais deseja? Deseja/já leu algum dos que eu citei? Comente!
1 comentários:
Tenho mais curiosidade de ler Sábado à Noite,parece ter uma pegada mais legal.
Postar um comentário