Espinho de Ferro por Caitlin Kittredge

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Original: The Iron Thorn
Autora: Caitlin Kittredge
Série: O Código de Ferro
Tradutor: Chico Lopes
Editora: Rocco (Twitter/Facebook)
Páginas: 518
Compare Preços

Prestes a completar 16 anos, Aoife Grayson sabe que seu tempo está se esgotando. Afinal, em sua família, todos enlouqueceram nessa idade, incluindo sua mãe e seu irmão mais velho, Conrad. O futuro da menina parece triste, até o dia em que ela recebe uma misteriosa carta, que reconhece ter sido escrita por Conrad, e decide tentar lutar contra sua estranha herança familiar. Primeiro volume da trilogia O Código de Ferro, Espinho de ferro foi um dos indicados ao título de melhor livro de 2011 pelo site americano GoodReads.

Antes de começar a ler um livro eu tenho a mania de ler um pouco sobre a pessoa que o escreveu, começando pela orelha e então indo para o site do autor. Quando fiz isso com Espinho de Ferro descobri coisas sobre Caitlin Kittredge que fizeram eu ficar mais ansioso e curioso sobre a leitura, na orelha dizia: "...escreve romances nos quais coisas ruins geralmente acontecem com personagens perfeitamente bons", isso me deixou intrigado e eu não podia esperar para saber com quem e o que aconteceria de tão ruim assim.

Aoife Grayson tem uma história um tanto complicada, sua mãe foi levada para um dos dezessete manicômios de Lovecraft depois de ter sido diagnosticada com o necrovírus - que se passa de geração em geração se manifestando depois que a vítima completa seus dezesseis anos - ela diz ter sonhos estranhos, sobre campos de lírios e coisas anormais. O seu irmão, Conrad, também manifestou o necrovírus e depois de ter batido na sua irmã desapareceu. Aoife está prestes a completar a idade temida, mas depois de receber uma carta de Conrad ela cria esperanças e sai em busca de salvar sua própria sanidade.

"Às vezes, a loucura não é o pior da vida. Às vezes, o pior é a crença de que a loucura tem cura."

Sua missão é ir até a casa de seu pai, nomeada Graystone, e encontrar o "Livro das Bruxas", para isso ela conta com seu melhor amigo Cal, que conhecera anos atrás quando entrou para a escola de Engenho, e com Dean, um cara misterioso que vai guiá-los até o destino por um preço oculto. E é depois que esta jornada começa que o livro ganha velocidade e só para quando se é fechado.

O enredo foi escrito em uma forma muito inteligente, Caitlin soube introduzir, conduzir para certos pontos e enganar o leitor - ênfase nisto! -, a narrativa do livro é gostosa de ser ler, com muita descrição - do jeito que gosto. O único pecado da autora foi na construção dos personagens, sem generalização é claro, alguns personagens são perfeitamente bem criados enquanto outros foram mal estruturados, um exemplo desses é Cal, que inicialmente se mostra corajoso e diz que vai ficar ao lado da amiga, mas de repente tem suas mudanças de personalidade e é o primeiro a chamá-la de louca depois de algumas descobertas. Fora isso o livro é sim muito bom.

Consigo imaginar a autora rindo da cara do leitor ao fazê-lo acreditar que tal coisa vai acontecer e então revelar um segredo que muda o rumo da trama totalmente. O livro mistura várias mitologias - desde magia, passando por fadas, vampiros e outras criaturas - e é impossível encontrar uma delas que se destaque mais que as outras, pois todas elas foram essenciais para o desenvolvimento do livro.

E o fim... NOSSA! Foi como assistir a uma guerra, explosões para todos os lados, pessoas fugindo e lugares ficando em ruínas, foi realmente incrível e inimaginável!

Este livro foi uma experiência bem diferente, mágica e louca para mim, é um prato cheio para quem gosta de história únicas, marcantes e imprevisíveis. Recomendo!
3.8 de 5.0

4 comentários:

callawhite13go disse...

Parece muito bom. Já tinha ouvido falar do livro, mas não li nenhuma resenha. Já sei que vou gostar!

http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Estou bem curiosa para ler esse livro, parece ser muito bom e essa capa, meu Deus!

Caleb Henrique disse...

Caramba! A capa é encantadora, igualmente a sinopse, mas essa sua resenha, POR DEUS! Estou aqui desesperado pensando em como fazer para burlar minha proibição e conseguir um exemplar desta obra. (Será que alguém vai saber que ele não estava nas minhas exceções se ele aparecer de repente na lista? Espero que não!) Grande resenha, Anderson!

E como há braços, abraços.
Caleb Henrique - Viajante Literário

Luciana disse...

Essa capa me lembrou os livros da Editora Underworld. Muito bonita!
Essa resenha me deixou curiosíssima e doida para comprá-lo assim que eu o ver. Já deixei anotado aqui em minha listinha de livros!

Excelente resenha!

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.