Julgando pelo Gênero #2: Steampunk

quinta-feira, abril 11, 2013



Nesta segunda postagem da coluna Julgando pelo Gênero indicarei livros no tema Steampunk que eu ainda não li porém que ainda vou ler ou que me chamaram a atenção. 

Antes de mais nada, o que é um livro Steampunk? É um subgênero da ficção científica originado em 1980, esta temática aborda a técnologia a vapor e técnologias bem avançadas. Nestes cenários é comum encontrar engenhocas inexistentes e uma arquitetura que abusa de engrenagens e estruturas metálicas. Um grande nome do gênero é o escritor francês Julio Verne que assinou os steampunk "20.000 Léguas Submarinas", "Volta ao Mundo em 80 Dias" e "Viagem ao Centro da Terra".

1. Boneshaker, de Cherie Priest 
Nos primeiros dias da Guerra Civil, rumores de ouro na região congelada do Klondike levaram hordas de recém-chegados ao Noroeste do Pacífico. Ansiosos para entrarem na competição, mineradores russos comissionaram o inventor Leviticus Blue para criar uma grande máquina que pudesse minerar através do gelo do Alasca. Assim nasceu a Incrível Máquina Perfuratriz Boneshaker do Dr. Blue. Mas em seu primeiro teste, a Boneshaker perdeu terrivelmente o controle, destruindo vários quarteirões do centro de Seattle e liberando um veio de gás venenoso subterrâneo que transformava qualquer um que o respirasse num morto-vivo. Agora dezesseis anos se passaram, e uma muralha foi construída para cercar a cidade tóxica e devastada. Logo além dela mora a viúva de Blue, Briar Wilkes. A vida é difícil com a reputação arruinada e um adolescente para criar, mas ela e Ezekiel vão levando. Até que Ezekiel decide efetuar uma cruzada secreta para reescrever a história. Sua jornada irá levá-lo por baixo da muralha, para dentro de uma cidade infestada de mortos-vivos famintos, piratas aéreos, mestres do crime e refugiados fortemente armados. E apenas Briar poderá tirá-lo de lá com vida.
+ Sou louco por este livro! Parece ser totalmente Steampunk, com muitas invenções, um exemplo é o próprio Boneshaker, e com uma mistura de outro gênero que está bem famoso por esses dias: o apocalípse zumbi, muito bom!

2. The Girl in The Steel Corset, de Kady Cross
Em 1897, Inglaterra, a garota de dezesseis anos Finley Jyne não tem ninguém... exceto a "coisa" dentro dela.  Quando um jovem lorde tenta pegar vantagem sobre Finley, ela luta. E vence. Mas nenhuma garota vitoriano normal tem um lado negro que a faz ser capaz de  socar uma homem adulto...
Apenas o Rei Griffin vê a mágica escuridão dentro da garota e diz que ela é especial, diz que ela é um "deles." O duque órfão leva ela para as ruas contra a vontade do seu bando de desajustados: Emily, que tem suas própias habilidades e um amor não-correspondido por Sam, que é parte robô; e Jasper, um cowboy americano com um segredo sombrio.
Griffin está investigando um criminoso chamado O Maquinista, o mentor por trás de severos crimes recentes cometidos por autômatos. Finley acha que ela pode ajudá-lo--e  finalmente fazer parte de algo, finalmente se encaixar.
Mas O Maquinista quer acabar com a pequena empresa de Griff, e não leva muito tempo até que a confiança seja testada em todos os lados. Pelo menos Finley sabe em que lado está, até mesmo se ninguém acreditar nela.
+ Já ouvi falar muito bem dessa história no blog da Livia, o Wishing a Book, li a sinopse e o livro parece ser realmente muito bom, nada melhor que ouvir a opinião de quem já leu né? Leia a resenha da Livia aqui.

3. Corsets & Clockworks, uma antologia
Escuras fantasias urbanas ganham vida nesta mais nova coleção de histórias Steampunks: Corsets & Clockwork. Jovens heróis e heroinas batalham contra o mal com a ajuda de forças sobrenaturais ou sobre-tecnologicas, cada história individual tem um balanceamento perfeito entre elementos históricos e fantasiosos. O lance entre romances históricos que trancedem o tempo, e essa famosa, cativante antologia tem a certeza de se tornar outro hit das grandes histórias do gênero Steampunk! Esta coleção inclui alguns dos maiores autores do gênero juvenil, incluindo: Ann Aguirre, Jaclyn Dolamore, Tessa Gratton, Frewin Jones, Caitlin Kittredge, Adrienne Kress, Lesley Livingston, Dru Pagliassotti, Dia Reeves, Michael Scott, Maria V. Snyder, Tiffany Trent, e Kiersten White.
+ Este livro não teria me chamado muita atenção se não fosse pelos nomes Caitlin Kittredge (autora de Espinho de Ferro) e Maria V. Snyder (que apesar de não ter lido nada dela, já ouvi falar muito), o livro parece ser muito bom com histórias rápidas e intrigantes no universo Steampunk, quero ler!

4. Cinder, de Marissa Meyer
Cinder é considerada uma abominação tecnológica pela maior parte da sociedade. Por outro lado, ser um ciborgue tem suas vantagens: a interface de seu cérebro lhe deu a capacidade sobre-humana de consertar tudo, tornando-a a melhor mecânica de Nova Pequim. Sua reputação faz com que o príncipe apareça em seu estande na feira, requisitando seus serviços. Mas ela acaba impedida de trabalhar quando sua meia-irmã, e única amiga, é infectada por uma peste fatal. Culpando-a pelo destino da filha, a madastra de Cinder a entrega como voluntária para as pesquisas da doença, uma "honra" à qual ninguém sobreviveu até então.
Primeiro livro da série Crônicas Lunares, Cinder faz uma releitura futurista do clássico Cinderela, que será seguida por livros focalizando as histórias de Rapunzel e Branca de Neve e os sete anões.
+ Este livro está me chamando a atenção à tempos e pirei quando a Editora Rocco anunciou o lançamento nesta terça-feira, espero muito desse livro e espero mais ainda que minhas expectativas sejam atendidas! 

Chegamos ao fim! Espero que tenham gostado, comentem dizendo qual dos livros mais te chamou atenção e dando sugestão do próximo gênero para a coluna, abraços!

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Anderson, gostei bastante do post e eu estou louco para ler Cinder e The Girl in the Steel Corset. Estou lendo um steampunk agora, Dearly, Departed. É um steam meio distópico e com zumbis, to achando bem legal.

Robs- http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/

Anna Flávia disse...

Já vi muita gente falando sobre Cinder e Scarlet, o segundo volume, mas não tinha ideia sobre o que se tratava e parece ser mesmo muito bom. Já entrou pra wishlist faz tempo, hahaha :)

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.