Julgando pelo Gênero #4: Mistério/Thriller
quarta-feira, julho 24, 2013
Na coluna Julgando pelo Gênero trago para vocês quatro títulos diferentes que me chamaram atenção e cuja as únicas relações entre eles sejam o gênero e que quero muito lê-los. Dessa vez escolhi o gênero Mistério/Thriller, que apesar de não ser um tipo novo de livro nunca deixa de ser bom e intrigante.
1. The Cuckoo's Calling por Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling)
Quando uma super modelo problemática cai morta em uma varanda cheia de neve em Mayfair, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas, e chamada um investigador particular de Cormoran, para investigar o caso.
Strike é um veterano da guerra - ferido fisicamente e psicologicamente - sua vida está em desordem. O caso dá-lhe uma tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, as coisas parecem mais escuras e cada vez ele chega mais perto de um terrível perigo...
Um emocionante, elegante mistério mergulhado na atmosfera de Londres - das ruas abafadas de Mayfair para os bares clandestinos do East End para a agitação de Soho - "O chamado do cuco" é um livro notável. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de PD James e de Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.
+ Este é um livro que está sendo muito falado recentemente, assumo que não o conhecia antes do anúncio de que foi escrito por J. K. Rowling, porém depois de o conhecer e ler a sinopse e algumas resenhas fiquei muito curioso sobre a história que parece ser muito boa e bem bolada. Joanne me surpreendeu quando li Morte Súbita, que foi um dos melhores livros do gênero que eu li e não vejo a hora de tê-lo em mãos para tirar minha próprio conclusão.
2. Hold Tight por Harlan Coben
Tia e Mike nunca imaginaram que tornariam-se no tipe de pais superprotetores que espia seus filhos a todo momento. Mas seu filho Adam, de dezesseis anos, está estranhamente distante ultimamente, e depois do suicídio do seu colega de classe Spencer Hill - o mais recente de uma série de problemas na escola - eles não podem ajudar, mas podem se preocupar. Eles instalam um sistema de espiação sofisticado no computador de Adam, e em dias se abalam com uma mensagem endereçada ao seu filho e vinda de um correspondente anônimo - "Apenas fique calmo e tudo estará salvo."
Enquanto isso, navegando um um memorial online feito pelos colegas de Spencer, Betsy Hill se depara com uma foto que aparentemente tivera sido tirada na noite da morte de seu filho e ele não estava sozinho. Ela pensa que é Adam Baye de pé fora do alcance da câmera; mas quando Adam desaparece, fica claro que algo profundo e sinistro infectou a vizinhança. Para Tia e Mike Baye, a pergunta que eles devem responder é essa; Quando se trata de seus filhos, é possível os conhecer demais?
+ Hold Tight me chamou atenção pelo nome de Harlan Coben que o assina, já li Quando Ela Se Foi que foi um livro que adorei ler, mas depois que terminei de ler a sinopse percebi que o livro é muito mais misterioso do que o outro do autor que já conheço, parece conter uma história mais profunda e intrigante e isso me deixou bem animado para ler!
3. Garota Exemplar por Gillian Flynn
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
+ Garota Exmplar está me chamando a atenção desde que a editora Intrínseca o lançou, adoro livros que mantém perguntas na mente do leitor e este me parece ser desse tipo. Quero muito mesmo ler!
4. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres por Stieg Larsson
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.
+ Depois de tanta gente ter vindo me falar sobre essa trilogia eu não podia deixar de acrescentá-la à minha lista de desejados, a minha vontade aumentou quando fui ler resenhas do livro e percebi que grande parte delas eram marcadas com 5 estrelas. A história parece ser incrível, intrigante e com momentos incríveis.
Espero que vocês tenham gostado do post, não deixem de comentar com suas opiniões e sujestão de próximo gênero para a coluna!
Espero que vocês tenham gostado do post, não deixem de comentar com suas opiniões e sujestão de próximo gênero para a coluna!
6 comentários:
Oie :)
Quero ler todos os que você citou principalmente o novo livro da diva claro hahaha, e garota exemplar que está na minha lista de compras para Setembro, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Para ser sincero nem estou tão afim de ler novo livro da J. K., não me chamou atenção, isso é estranho, mas, não me deixou curioso... Mas quero muito ler Garota Exemplar, parece ser bem legal! ótimo post!
Abraços,
Gabriel
http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/
Só estou esperando o novo livro da JK chegar no Brasil pra ler ele, já que não sei ler em inglês :/ Outro livro que também está na minha lista é o Garota Exemplar, não vejo a hora de ler. Não li muitos livros do gênero, agora não me recordo de quais, mas tenho vontade de ler mais, gosto de livros que nos prendem. Um livro de investigação que eu adoro é "As Esganadas" do Jô Soares. Ele mistura muita comédia com uma história de mistério muito louca.
Abraço!
Gengiscan Pereira, Books For Me, NOW!
Olá Anderson. Eu adoro esse gênero de livro e tem muita coisa boa nas suas escolhas. Li 'Os homens que não amavam as mulheres' e fiquei de boca aberta, o livro é demais. Quanto aos demais tenho bastante curiosidade, sobretudo 'Garota exemplar'. Depois da revelação de J.K duvido que ninguém queira ler esse novo livro rsrs. Abraço!
De Frente com os Livros
Esse é o meu gênero favorito seeeeeempre! Amo todas as sensações que tenho ao ler e ficar agoniada durante a leitura.
Destes, ainda não li nenhum, mas as sinopses são maravilhosas e instigantes.
Beijos,
Hannah.
J.K Rowling e Harlan Coben são meus autores prediletos. É tanto livro bom pra ser lido que Morte Súbita ainda tá aqui na estante esperando a sua hora, rs. Estou com saudades de ler algo do Harlan. Li críticas boas sobre Garota Exemplar, quero ler.
Ia sugerir distopias mas você já fez com o gênero, rs. Adorei a coluna!
Abração :]
http://www.ohmydogestolcombigods.com
Postar um comentário