Crítica de Cinema: Cidade dos Ossos

terça-feira, agosto 20, 2013

Tudo o que você ouviu... sobre monstros, sobre pesadelos, lendas sussurradas em volta de fogueiras. Todas as histórias são reais.

Três anos de espera só poderiam ter sido melhor aproveitados se o último livro da série Os Instrumentos Mortais já estivesse sido lançado, você lê, imagina, conhece os personagens e aguarda ansiosamente para finalmente ver aquela história nas telonas, sei que toda a legião de fãs que Cassandra Clare conquistou aguardou cada trailer, imagem e tv spots deste filme e, agora, finalmente podemos assistí-lo! Confesso que eu não estava muito confiante quando o nome do diretor foi revelado, assisti alguns filmes de Harald Zwart, como o reboot de Karate Kid e A Pantera Cor de Rosa 2, e não gostei muito, porém depois que as primeiras prévias de Cidade dos Ossos foram lançadas essa desconfiança foi embora e percebi que o filme podia sim ser ótimo como filme e também como adaptação.

Quando tive a oportunidade de assistir ao filme percebi como Harald teve cuidado com os detalhes e com as características da história, maleando todos estes fatos de forma habilidosa e fiel ao livro, é claro que, como todo filme derivado de um livro, houve várias modificações, algumas que possam passar despercebidas e outras que podem irritar alguns fãs, mas que foram necessárias para uma versão cinematográfica da história de Clary. E uma destas modificações, e a que menos gostei, foi o clima do filme, lendo o livro senti um clima intenso, sombrio e perigoso, porém no filme me pareceu que tudo ocorreu rápido demais e isso fez com que o filme tivesse um clima bem diferente do livro, mas, apesar de eu não ter curtido muito esta mudança, muita gente gostou do filme por conta destas mudanças e da rapidez que os fatos são revelados e o desfecho apresentado.

Outra coisa que ficou muito perceptível foi que Harald decidiu colocar muitas piadas durante o filme - outro fato que pode ter interferido no clima tenso passado na versão literária - algumas destas até retiradas do livro, e isso fez com que o filme tomasse um aspecto bem descontraído e menos cansativa (lembre-se que se trata de um filme de pouco mais de duas horas de duração). 

O elenco escolhido - que conta com Lily Collins (Abduction), Jamie Campbell Bower (Harry Potter e as Relíquias da Morte), Robert Sheehan (Misfits) e outros atores mais consagrados, como Lena Headey (Game of Thrones) e Jonathan Rhys Meyers (The Tudors) - tem um destaque merecido em cada cena do filme, Clary foi muito bem representada, assim como Jace e Simon, destaque para o Simon que, sinceramente, era o Simon dos livros materializado ali na tela, e também para Isabelle, interpretada por Jemima West, que ficou muito parecida com a personagem de Cassandra. Mas, apesar de aparecer poucas vezes (e em muitas delas estar dormindo), Lena Headey conseguiu, assim como se esperava de uma atriz tão experiente, passar toda a emoção e sentimento da personagem Jocelyn. 

Uma coisa que não me pareceu tão boa foram os efeitos que nos são mostrados que não são tão bons quanto o esperado, achei que alguns efeitos ficaram muito bons (como os restos do demônio se unindo no apartamento da Clary), enquanto outros ficaram bem ruins (como o reflexo dos personagens no portal), mas nada que não pudesse ser perdoado e, é claro, com o orçamento consideravelmente baixo que o filme teve - cerca de $60.000.000 - podem até serem bons, mas nada surpreendente.

Em síntese, "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos" foi uma ótima adaptação e um ótimo filme, ainda não tive oportunidade de ouvir a opinião de muitas pessoas que ainda não leram o livro, porém as poucas que ouvi foram elogios, então pode-se esperar que esta seja uma franquia de muito sucesso. Recomendo que assistam e que divulguem o filme, pois esta saga promete!


Original: The Mortal Instruments: City of Bones
Ano: 2013
Direção: Harald Zwart
Elenco: Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Kevin Zegers, Jemima West,
Robert Sheehan, Godfrey Gao, Lena Headey, Jonathan Rhys Meyers
Duração: 130 minutos
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Fantasia, Mistério, Romance
Classificação: 13 anos
Nota: 8/10

5 comentários:

Samuel disse...

Quero muito ver o filme.

Amanda Melanie disse...

Nossa, que bom que você considerou um filme ótimo. :)
Considerei apenas bom. Talvez porque estava esperando demais ou porque não era o que eu imaginava.
Vou dar outra chance ao filme, com certeza. Meu amor pela série de livros merece que eu dê uma chance ao filme. hehehe

Comentei sobre o que achei sobre a adaptação lá no meu blog. :) Nós discordamos em alguns pontos hehe

Amanda Melanie - Literatura em Série

Livros Azuis disse...

estou doido para ver esse filme
livroazuis.blogspot.com.br

Unknown disse...

Que bom que você gostou, de um modo geral, do filme! Adoro a série de livros, e estou curiosa pra assistir à adaptação... sei que algumas modificações são imprescindíveis, mas gosto da adaptação o mais fiel possível ao livro, e parece que Cidade dos Ossos atendeu a isso...
Bjus, adorei o post!
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

Unknown disse...

Quero muito ver o filme. Também quero ler os livros da série... =)


Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.