A Ilha dos Dissidentes de Bárbara Morais

segunda-feira, janeiro 27, 2014

Autora: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Compare Preços

SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.

Desde o ano passado, quando vi a notícia de que Bárbara Morais estaria prestes a lançar seu primeiro livro, A Ilha dos Dissidentes, fiquei muito ansioso e curioso para saber a história sobre a qual vi ela comentar várias e várias vezes no seu twitter, principalmente curioso, pois pelo pouco que conheço a autora já sei que ela é uma pessoa super criativa e engraçada e era isso que eu esperava encontrar no livro.

No livro, nós conhecemos Sybil Varuna uma garota que ao sair de Kali - uma cidade que se encontrava em uma zona de guerra entre o Império do Sol e a União - e embarcar em um cruzeiro nomeado de Titanic III não imaginava que apenas ela sobreviveria à viagem depois de um acidente. Depois do acontecido ela descobre que ela é uma mutante - ou um anômalo, como é chamado no livro - e que teria algum poder que a manteve viva embaixo da àgua fria, por conta disso ela é levada para Pandora, uma cidade para mutantes como ela, lá ela encontra sua nova família: Rubi, Dimitri e Tomás, que a acolhem com tudo o que ela não teve lá em Kali, inclusive pizza.

As cidades desse mundo distópico são divididas pelos não-mutantes e os mutantes que são obrigados a usar roupas de cor amarela para serem identificados pelo governo e pela sociedade, também há um cadastro de anômalos controlado pelo governo. As escolas também são divididas, tem aquelas exclusivamente para as "aberrações" e é em uma dessas que Sybil se matricula, nesta escola, além de aprender a usar seus poderes e descobrir qual é a utilidade deles, ela conhece personagens muito bem estruturados e cativantes que vão ser essenciais para a história do livro.

Em um momento da história acontece uma coisa que vira de cabeça para baixo a vida que Sybil acreditava estar se acostumando, e foi como se o livro de dividisse em dois: a parte que Sybil se adapta à vida de anômalo e a outra que é o que acontece depois dessa reviravolta, e se eu pudesse escolher uma parte do livro escolheria a segunda, pois apesar de ter sido muito bem escrita e envolvente, senti que essa primeira parte do livro foi um tanto quanto superficial e cheia de pontas soltas.

Eu gostei bastante do livro, mas sinto como se havia muitos assuntos que poderiam terem sido muito mais explorados do que de fato foi, como as lembranças e as consequencias de Sybil ter sido criada em uma zona de guerra, ela relembra sim em alguns momentos de tudo o que passou, mas nunca deixa claro que ela tem alguma sequela daquilo tudo, levando a vida como se tivesse crescido em um lugar normal, esta forma como ela simplesmente entra e aceita sua nova vida de anômalo foi bem esquisita, parecendo que tinham retirado as memórias dela antes de colocá-la ali. Outra coisa que me frustou bastante foi a quantidade de semelhanças que encontrei de outros livros, distopias ou não, não sei se foi coisa da minha cabeça ou não, mas isso me irritou um pouco durante a primeira parte do livro.

Mas tudo isso foi muito bem compensado ao chegar exatamente à metade do livro, aí sim as coisas ficam realmente boas (não para os personagens, claro) e a trama finalmente flui bem e sem buracos e é possível ver tudo o que Sybil aprendeu por ter vivido em Kali, mesmo sem mostrar as sequelas emocionais! O livro me ganhou por essa segunda parte, os personagens pareceram muito mais palpáveis e cheios de atitude, cada cena que eu lia me fazia ficar mais vidrado ao livro e mais curioso pelo final, todas as cenas de ação encontradas nessa parte, todo o perigo que os personagens correram e a forma como passavam por isso foi o que alcançou minhas expectativas quanto à trama e levou a um ótimo final com um ótimo gancho - sem chegar a ser um cliffhanger - para a continuação.

Então, apesar de tudo o que não me convenceu no começo do livro, Bárbara soube fazer uma trama muito boa e um final explosivo, claro que a história não termina aí e muitas pontas foram deixadas soltas, que devem ser coladas nas continuações (o segundo livro deve chegar este ano), estou ansioso para poder ler e saber o que a autora planejou, foi uma boa leitura, eu recomendo!
4.0 de 5

9 comentários:

Gabriel Ribeiro Gomes disse...

Oie :)

Sua resenha ficou esplêndida. Parabéns!

Eu tenho vontade de ler esse livro, mas é algo que pode ser controlado e o fato de a autora não conseguir trabalhar bem os personagens (ou a protagonista) me fez ficar um pouco desanimado. beijos!

http://euvivolendo.blogspot.com.br/

Aline Valentim disse...

Oie, tudo bom?
Eu adoro distopias e esse livro está na minha lista de desejados desde o ano passado.
Já tinha lido sobre esses problemas na narrativa, mas ainda morro de curiosidade.
Sua resenha ficou muito boa, explanando sobre os pontos positivos e negativos da história.
Beijos
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Dudi Kobayashi disse...

oi,
esse parece o tipo de livro que eu ia devorar, adorei esse tipo de mundo, essa construção, ainda mais sabendo que no meio dele a leitura flui ainda melhor com reviravoltas surpreendentes, fiquei realmente curiosa por mais detalhes. E é sempre bom quando o livro deixa ponta soltas e nos mata de curiosidade, pq faz com que a gente queira ainda mais a continuação, o único problema e se essa pontas n forem amarradas :p
tem postagem nova no meu blog
espero sua visita, ok?
bjs

- TÍTULOS DE LIVROS

Jeni Viana disse...

Oi, querido! Bom, gostei muito da sua resenha. Escreveu bem, falou do livro sem entrar em muitos detalhes e deu a sua opinião, que infelizmente não foi tão positiva assim, como eu esperava. Tenho muita curiosidade em ler este livro e espero que quando tiver a oportunidade de fazê-lo, curta mais que você, ainda que, pelo que disse, isso provavelmente não vai ocorrer.

Um beijo!
Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

Mayara Miquelotto disse...

Sua resenha foi ótima, não conhecia a autora, mas me interessei muito. Eu amo esse tipo de livro que nos surpreende muito no final


MEU CAPRICHO | YOUTUBE | FAN PAGE

Beijos,
Mayara

João Victor disse...

Eu quero muito ler A Ilha dos Dissidentes. Já li algumas resenhas por aí e, apesar de quase todas não serem absolutamente positivas, eu me interesso cada vez mais por esse trabalho da Bárbara Morais. Adoro histórias que envolvem mutantes e, como também adoro distopias, mal posso esperar para poder conhecer essa obra.
Adoro essa capa =3

João Victor - Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com.br/

Elizabeth disse...

A estória realmente parece ser interessante, com mutantes e um mundo diferente e em transformação. A trama parece ser bem elaborada e com personagens bem intrigantes e hábeis e com poderes especiais. Muito bom. vou experimentar ler e ver se gosto. Obrigada pela dica e a resenha. Beijos.

Unknown disse...

Eu comecei a ler esse livro essa semana, e tô achando muito bom! Mas às vezes eu tenho a impressão que pulei algum capítulo kkkk algumas coisas aconteceram rápido demais eu fiquei meio perdida, mas o livro tá caminhando pra um final ótimo, e tem tudo pra ser uma trilogia muito boa!
Bjs ^^

Unknown disse...

Esse livro está na minha lista de desejado já faz um tempo, mesmo com as resenhas negativas que venho lendo sobre ele, pois gosto de distopias e esse parece ser muito interessante e será mais uma trilogia que pretendo começar. Ótima resenha!

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.