Se Eu Ficar, de Gayle Forman

terça-feira, agosto 19, 2014


Título original: If I Stay
Editora: Novo Conceito
Tradutor: Amanda Moura
Páginas: 224
Menores preços


Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


“Algumas vezes você faz escolhas, e algumas vezes escolhas fazem você.”


Intrigante. Encantador. Sensacional. 

Essas palavras descrevem (pelo menos pra mim), Se Eu Ficar. Na vida podemos fazer nossas escolhas, como "comer agora ou depois?", mas nem sempre temos tempo de fazê-las, pois, em um segundo tudo pode mudar, sair do controle, e é isso que acontece, basicamente, em Se Eu Ficar. 

Mia Hall é uma violoncelista apaixonada, tanto pelo seu violoncelo quanto pela música clássica, sua família, melhor amiga e seu namorado, Adam. Ao contrário de seus pais, que na sua idade eram punks apaixonados pelo som da guitarra em contraste com o baixo e a bateria, lugares cheios onde pessoas batiam cabeças e bebiam até cair. Mas seu gosto pela música clássica e seu comportamento quieto, não mudavam a relação que Mia tinha com seus pais e seu irmão caçula, Teddy. 

A vida de Mia Hall e sua família muda drasticamente quando sofrem um acidente de carro (marcado pela Sonata para violoncelo número 3 de Beethoven) onde entre todos, Mia é a única sobrevivente, ams em estado de coma profundo, por isso ela é capaz de "viver" enquanto seu corpo está praticamente sem vida. A autora do livro consegue conciliar o mistério que envolve "O que acontece com a pessoa, quando ela está em coma?" com o drama e a decisão de Mia ao ver o que acontece com seu corpo, e com seus avós, tios, sua melhor amiga Kim e seu grande amor, Adam, reagem em relação ao seu estado crítico. 

Se Eu Ficar não é apenas um livro de romance, ele te faz pensar sobre a vida, nas escolhas que podemos fazer enquanto tempos tempo. Percebemos que a vida é mais valiosa do que imaginávamos, quando Mia começa a se lembrar de seus momentos com a família, quando ela percebe o que realmente está acontecendo consigo. Mia tem de tomar sua decisão: Ficar, acordar e enfrentar o que aconteceu ou simplesmente partir, para um lugar que ninguém sabe se realmente existe, após a morte. 

Confesso que não estava a fim de ler Se Eu Ficar. Pensei que se tratava de mais um romance cliché, quanta ignorância da minha parte. A partir do segundo capítulo me identifiquei com este livros e certos pensamentos de Mia Hall, é impossível alguém falar que este livro é ruim, pois como disse antes, não se trata de um romance adolescente, mas sim sobre as escolhas que temos de fazer na nossa vida e quando as escolhas nos procuram. A partir de hoje sempre vou recomendar este livro, principalmente as sinfonias de Yo-Yo Ma. 

O que me envolveu bastante foi a escrita da autora, ela soube montar um quebra - cabeças, com os fatos da história tanto no passado como no presente e futuro, e junta-los aos sentimentos de Mia Hall, o que eu achei fascinante! A maneira que ela coloca pode nas falas, reações e expressões escritas. Este já é um dos meus livros favoritos, daqueles que deixamos entre os primeiros na estante. 

"Percebe agora que morrer é fácil. Viver é difícil." 
4.5 de 5

3 comentários:

Anônimo disse...

Tava em duvida se leria esse livro e a resenha me convenceu!

Anônimo disse...

Adorei a resenha, está de parabéns!

Anônimo disse...

A resenha está perfeita! Descreveu o livro certinho... Não consegui segurar minhas lágrimas ao ficar naquela angustia de "será que ela morre ou não morre?". Enfim, achei o livro perfeito. 😍

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.