As Vantagens de Ser Invisível por Stephen Chbosky

terça-feira, maio 15, 2012

Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Tradutor: Ryta Vinagre
Editora: Rocco (Twitter/Facebook)
Páginas: 223
Onde Comprar: Buscapé

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Eu poderia deixar que esta frase descrevesse o livro, pois realmente me senti infinito ao ler "As Vantagens de Ser Invisível", não digo que só durante a leitura, pois o livro de Chbosky trás uma mensagem para levarmos para a vida inteira e pensando assim, percebo o quanto a históra de Charlie foi importante para mim.

Cartas foram os elementos usados por Charlie, estudante do primeiro ano do ensino médio para contar a sua história para um destinatário oculto. Após o suicídio de seu melhor amigo Michael, ele não tem mais vontade de continuar frequentando a escola, e então passa a escrever as cartas onde descreve seus dias e revela que as identidades dos personagens foram guardadas, ele usa nomes diferentes da realidade, até mesmo o seu nome é oculto, ou seja seu nome não é de fato Charlie.

O protagonista é levado àquela trama de adolescente, tem o seu primeiro amor, seu primeiro beijo, e passa pela transição da adolescência procurando descobrir a que lugar ele realmente pertece. A vida de Charlie muda drasticamente e este fato é o que leva o livro a se desenrolar de forma perfeita e empolgante, que faz o leitor querer descobrir cada detalhe da vida do personagem.

Conhecemos também Sam e Patrick, que fazem o livro ficar ainda melhor, cada qual com as suas características que marcam o livro inteiro e atitudes que fazem quem o lê amar tais personagens. Apesar da narração ser feita em cartas onde Charlie narra a sua vida, a história dos dois personagens é tão importante e marcante quanto a dele, e são os dois que fazem com que a vida do garoto mude totalmente. Eles têm defeitos, porém eles foram - na minha opinião, as melhores coisas que podiam acontecer na vida de Charlie.

Durante a narrativa, lemos muitas referências à clássicos da literatura, o show teatral "The Rocky Horror Picture Show", e música, muita música, um exemplo é Asleep - The Smiths, que para mim foi a mais marcante no livro, você pode escutá-la clicando no player, no início da resenha, ouça também a playlist que criei com várias das músicas citadas.

"The Perks of Being a Wallflower" na versão original é um livro que me fez sentir o melhor amigo de Charlie, e o destinatário das cartas, é épico e digno de se tornar clássico, um daqueles que parece ser mais do que uma ficção, o único defeito do livro foi ter tido um fim.

Não só recomendo como também acho que todos os adolescentes e jovens deveriam ler, sem nenhuma dúvida é o livro do gênero que eu mais gostei, daqueles de ler e reler várias e várias vezes.

8 comentários:

Dudi Kobayashi disse...

oi ^^
eu estou passando aki pra divulgar um sorteio q comecei ontem, estou sorteando marcadores :3
é bem simples, pra participar é só ter ser seguidor, ter um end de entrega no brasil e deixar um comentário com seu contato p q eu possa lhe avisar caso seja o vencedor
:D

participe! o/
bjs

TÍTULOS DE LIVROS

Andresa V. Branco disse...

Nossa que resenha chique! Adorei (:

Anônimo disse...

Oi, Anderson!
Conheci esse livro só por causa da Emma Watson e do Logan Lerman rs
Já tinha lido algumas resenhas sobre ele, e estou muito afim de ler este livro (espero que antes do filme).
Abraços,

Gabriel M. Souza

Guilherme Queiroz disse...

PRECISO LER ESSE LIVRO URGENTEMENTE!!!
Nem li a resenha toda com medo de pegar algum spoiler, sei lá, rsrs

Mas óh, o pouco que li me deixou curioso
:))

Erick França disse...

Adorei a resenha, tenho certeza que vou ler esse livro. Mas qual é o nome da música me fala por favor eu amei ela?

Anderson Branco disse...

É a "Asleep" do grupo "The Smiths"

vitor disse...

Fui pesquisar sobre o livro e achei sua resenha. Fui ler o livro e simplismente... fantástio! Aquele tipo de livro que te toca profundamente. Para ser lido e re-lido muitas vezes. Obrigado!

ps: muito bom o seu layout!

Laura disse...

Ainda não li o livro, estou com o pé atrás porque não sou muito fã desse tipo de livro, mas vou seguir seu conselho e lê-lo, veremos se ele é realmente tudo o que dizem.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.