Garotas de Vidro por Laurie Halse Anderson

terça-feira, junho 19, 2012

Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272

Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.


Eu nunca havia lido um livro que falasse sobre distúrbios alimentares, porém Garotas de Vidro veio para mudar isso, o livro de Laurie Halse mostra a drama vivida por Lia, uma garota que aposta com sua amiga, Cassie, qual das duas seria a mais magra do colégio, acontece que durante a competição Cassie acaba morrendo, assim Lia deve lidar com o distúrbio, a morte da amiga e encontrar seu lugar na família.

Laurie não é uma escritora novata, além de ter escrito outros quatro livro para jovens também escreveu livros de ficção, não-ficção e até policial, e essa experiência da autora com certeza contribuiu para que, em Garotas de Vidro, ela escrevesse um livro forte e até mesmo pertubador. Lendo ele, pude sentir a drama de Lia, sua fome, enjoos, dores e tudo mais, é narrado de forma incrivelmente real.

O livro tem as suas qualidades, citadas acima, porém não foi fácil lê-lo. Em certas partes, achei aquilo muito pertubador, sei que realmente é, tanto para a pessoa quanto para a família, mas este fato foi tão bem retratado no livro que me senti mal lendo ele, como se eu fosse parte da família de Lia e me sentisse mal por ver aquilo acontecendo com ela.

"— Garota morta passando —os garotos dizem nos corredores.
— Conta para a gente o seu segredo — as garotas sussurram, de um banheiro para o outro.
Eu sou essa garota.
Eu sou o espaço entre as minhas coxas, com a luz do dia brilhando por ali.
Eu sou o circo de aberrações envolto em cera de abelha.
Eu sou os ossos que elas querem, em uma moldura de porcelana."


Recomendo o livro, com certeza, mas acho que quem for ler deve ter tanto mente quando estômago forte, pois o livro realmente é muito pesado. Acho interessante também que quem tem ou já teve problemas com distúrbios alimentares lesse este livro, é ótimo para dar uma chacoalhada na pessoa e recolocá-la no mundo em que não giramos em torno de uma balança.

3.0 de 5.0

4 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Anderson! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Abraços!

Aymée Meira disse...

gostei muito do livro, da narrativa, da pesquisa da autora em criar uma personagem tão real.
só achei que poderia ser mais. mas o livro é ótimo.
beijos
amy - Macchiato

Maristela G Rezende disse...

Já li inúmeras resenhas sobre esse livro. todo mundo elogia muito. quando cheguei a ler o livro, as primeiras páginas me irritaram muito, pois a garota ficava repetindo a mesma coisa o tempo todo. Depois a história se desenvolveu e gostei da história.

jean souza disse...

Estou interessando neste livro ha tempos e nunca tinha lido se quer uma palavra dele, mas apos ler sua resenha e esse trecho, so sei que o quero e muito nao tenho estomago forte, mas acho que posso lidar com a leitura deste livro que parece maravilhoso.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.