O Sonho de Eva de Chico Anes

quarta-feira, julho 25, 2012

Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Nacionalidade: Brasileiro
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Em "O Sonho de Eva", Chico Anes narra a história de Eva Abelar, uma doutora que sabe tudo sobre sonhos-lúcidos - sonhos onde você pode controlar tudo, como se fosse sua própria vida -, sua irmã, Anna, trabalhava para Yume, uma empresa onde trabalham para criar o DreamGame - um jogo onde a ideia é que ele seja inserido nos tais sonhos-lúcidos - porém um acidente acontece e a irmã de Eva acaba morrendo depois de cair de um prédio, como se já não fosse o bastante, o filho de Eva estava sobre os cuidados da irmã e este fora sequestrado.

Quando Eva percebe que tanto o jogo planejado quanto os sonhos em si podiam apresentar uma ameaça aos usuários ela começa a lutar contra isso e passa a procurar formas de desviar do perigo de controlar os sonhos mas ainda assim se manter segura, porém o enredo do livro não fala apenas sobre a busca dela sobre estas resposta mas também sobre a jornada de Eva em busca do seu filho autista e do assassino de Anna.

Como O Sonho de Eva fala muito sobre tecnologia é impossível não relacionar o livro aos dias de hoje, onde não vivemos sem tal coisa. Esse foi o fato que mais gostei no livro, a tecnologia avança de forma tão rápida que às vezes nem percebemos que podemos correr perigo com isso e Chico retratou na história de Eva todo estes avanços tecnológicos o livro leva consigo também uma crítica sobre como as pessoas são facilmente manipuladas atualmente.

“Desconhecidos. O Mundo parece se esquecer de que, em toda a sua história, o conhecimento em posse errada ameaça a liberdade, a sanidade, o futuro.”

A ideia do livro, toda a história sobre sonhos o jogo e tudo mais foi muito bem bolada. Não tenho o que reclamar no quesito personagens, todos foram profissionalmente criados, cada qual com sua características, seu jeito de ver as coisas, de agir diferente, porém para mim o autor não fez bem falando sobre desenvolvimento da trama, as narrações são muito longas e algumas vezes confusas, e isso foi a única coisa que, na minha opinião, diminuiu a qualidade do livro. Não digo que foi um livro ruim, mas minhas expectativas estavam altas com tantas resenhas positivas e acabei me decepcionando um pouco do meio para o fim do livro, não é ruim mas não é daqueles que eu leria de novo.

Enfim, o final não foi totalmente concluído, pude ver um gancho para uma continuação ali, não sei se vai mesmo ter, mas se tiver quero ler sim. Não foi um dos melhores livros que eu já li, mas acho que se você gosta de aventuras, romances policiais e tecnologia talvez goste do livro e se surpreenda com ele!
3.5 de 5.0

3 comentários:

jayane disse...

Parece ser bem interessante a historia,apesar de gosta de narrações muito longas ou que se arrasta demais.

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Anderson! Estou ansiosa para ler O Sonho de Eva! Abraços!

Unknown disse...

Bastante interessante este livro, eu não o conhecia e esta é a primeira resenha que leio sobre o mesmo.
Achei bem legal a ideia da do livro, mas como você disse: as narrações são muito longas e algumas vezes confusas, e isso não me atrai muito em um livro.
Mas daria um oportunidade a ele sim, fiquei intrigado com a história.

As Crônicas de Zazuleigo
http://www.ascronicasdezazuleigo.com

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.