Perfil de Autor: Lissa Price
segunda-feira, julho 23, 2012
Depois de um tempo sem postar esta coluna estou de volta com mais um Perfil de Autor, coluna onde falo sobre certo autor e suas obras. Para começarmos a nos aquecer para o lançamento de Starters que ocorre nesta sexta, 27/07, que tal saber um pouco mais sobre a autora e as suas ideias? Então vamos lá!
Starters é o primeiro livro da autora Lissa Price, publicado originalmente pela Random House Children's Books e no Brasil pela editora Novo Conceito, conta a distópica história de Callie Woodland, no mundo em que ela vive corpos jovens são alugados por Enders, pessoas de mais de 60 anos, que desejam passar um tempo usando um avatar mais novo e bonito. O livro já foi publicado em mais de 30 países e nomeado um dos dez melhores do ano pela Amazon. A autora faz parte do grupo de escritores para jovens adultos The Apocalypsies, do grupo de escritores de Sci-Fi e distopias The League of Extraordinary Writers e de outros três grupos de autores. Ela atualmente trabalha na finalização da série Starters que terá penas dois livros, Enders, que chega às livrarias dos EUA em Dezembro. Já viveu na Índia e Japão, mas hoje mora na California com o marido.
Todo autor tem a sua inspiração e sendo Starters um livro distópico os livros que ela ama e que a inspirou para descobrir o quê aconteceria no seu mundo futurístico foram: Jogos Vorazes de Suzanne Collins, Feios de Scott Westerfeld, Destino de Ally Condie, Across the Universe de Beth Revis, Aprisionada de Lauren DeStefano, Legend de Marie Lu, The Maze Runner de James Dashner e, ufa, Incarceron de Catherine Fisher, porém a principal razão por ter escolhido a distopia foi para criar uma história com o potencial para as mais fortes emoções, quis escrever um livro com surpresas, ódio, medo e amor e achou que a distopia seria o tema perfeito para abrir estas possibilidades.
Mas o que de fato inspirou Lissa Price a criar tal enredo para o livro? Ela responde em uma entrevista: "Quando eu estava tentando me vacinar contra uma gripe alguns anos atrás eles não tinham vacinas suficiente. Eu acho que um dos lotes estava estragado. Enfim, o governo criou um sistema de triagem onde só quem teria direito à vacina seria os muito jovens, os idosos e enfermos. Eu pensei 'E se essa fosse uma doença mortal?' Os únicos que sobrariam seriam os mais frágeis da sociedade." Depois de ter se inspirado o processo de escrita do livro levou nove meses, porém mais dois foram necessários para revisão e só dez meses depois o livro foi publicado.
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...
Starters será lançado dia 27/07 pela Novo Conceito, Enders sairá dia 04/12 nos EUA.
3 comentários:
O livro parece bom. Estou louca para ler! Gostei do perfil da autora (:
Andresa Vidal
www.inbookshelf.com
Desde quando li a resenha do livro, antes dele ser anunciado na Novo Conceito, eu sou doido por esse livro! Deve ser tão bom! E o perfil está very cool. Também tem um post falando da Lissa no meu blog:
http://reinodaleitura.blogspot.com.br/
Abraços, Taynan Matheus
Oi!
Uau, que bacana. Adorei a inspiração dela. Diferente. Nunca pensei em que uma fila de vacinas daria uma distopia. A autora é criativa, rs. Tão criativa que, ao que parece, escreveu um ótimo livro. Estou super curioso e ansioso pra ler logo o Starters.
Ótimo post! :)
João Victor
Amigo do Livro
Postar um comentário