Julgando pelo Gênero #03: Apocalipse Zumbi
sábado, maio 18, 2013
Nesta nova coluna do blog trago para vocês quatro títulos diferentes que me chamaram atenção e cuja as únicas relações entre eles sejam o gênero e que quero muito lê-los. Dessa vez o gênero escolhido foi o apocalipse zumbi, um tema que está bem comentado ultimamente, vamos lá!
1. The Dead-Tossed Waves por Carrie Ryan
1. The Dead-Tossed Waves por Carrie Ryan
O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?
+ A sinopse acima corresponde ao primeiro livro da série, porém o que eu quero mesmo ler é o segundo! Já li A Floresta de Mãos e Dentes e não vejo a hora de ler a continuação, Carrie Ryan tem uma escrita muito boa e envolvente, e a trama do livro é muito legal e bem desenvolvida, vale a pena ler.
2. A Guerra Mundial Z por Max Brooks
Com Guerra Mundial Z, o norte-americano Max Brooks faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. No livro, que dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência aos zumbis, o autor adota um tom científico nas pretensas entrevistas que conduziu com os sobreviventes do ataque que quase extinguiu a humanidade. O narrador de Brooks é um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o assustador conflito que quase aniquilou o planeta. Da identificação do paciente zero, contaminado nas ruínas de Dachang, na China, até Mary Jô Miller, a arquiteta de elite que pode pagar para se proteger, passando pelo depoimento de um soldado da infantaria que lutou no conflito, nada escapa à verve do autor. Irônico, Brooks destaca ainda o quanto os homens são ingênuos em achar que podem se defender de pragas e criaturas alienígenas. Governos corruptos e com interesses eleitoreiros podem destruir qualquer Departamento de Defesa, ou conduzi-lo para o front errado. O autor mostra ainda como as sociedades desmoronaram e foram forçadas a se reorganizar após o colapso das instituições que as mantinham, levando as pessoas a atos extremos de heroísmo e altruísmo, bem como de egoísmo e mesquinhez. Além de recorrer ao fantástico para traçar um painel das reações humanas diante de crises e tragédias inexplicáveis, Brooks tece comentários ácidos sobre temas diversos como o autoritarismo na China e na União Soviética; a falsificação de relatórios de inteligência por parte do governo dos Estados Unidos para justificar a invasão ao Iraque em 2003; o impacto social e ambiental de grandes empreendimentos como a represa de Três Gargantas, na China; a opressão imposta por regimes fundamentalistas, como o talibã no Afeganistão e o tráfico internacional de órgãos, envolvendo países como o Brasil.
+ Este livro me chamou a atenção desde quando vi o trailer da adaptação dele, o filme, aparentemente, vai ser incrível, original e muito bem feito. Adorei o suspense e horror apresentado nele, portanto o livro está na lista, parece conter uma história bem intrigante e forte, eu quero ler!
3. O Inimigo por Charlie Higson
3. O Inimigo por Charlie Higson
Quem tinha mais de 14 anos foi tomado por uma doença. Os que não tiveram a sorte de morrer vagam pelas ruas atrás de crianças para matar. As crianças se organizaram para fazer expedições de busca por suprimentos nas redondezas, mas achar comida é cada vez mais difícil e perigoso. Uma promessa de comida e abrigo no Palácio de Buckingham é uma possibilidade, mas para isso será necessário atravessar a cidade. Será que elas chegarão lá vivas?
+ Estou com esse livro aqui desde a Bienal do ano passado, ele me chama muito a atenção pela capa maravilhosa e as críticas super positivas, já o comecei a ler, porém não consegui terminar por conta dos livros de resenha, mas assim que surgir uma brechinha vou pegar ele. A história é bem inovadora e me lembrou um pouco Gone, que, por sinal, é um livro muito bom!
4. Zumbis X Unicórnios org. de Holly Black e Justine Larbalestier
Nesta antologia, editada por Holly Black e Justine Larbalestier, diversos contos apresentam fortes argumentos a favor de Zumbis de um lado e de Unicórnios de outro. Os argumentos, que incluem tanto pontos negativos e positivos de cada lado, são expostos por renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfeld, que deixam clara a preferência por um time ou outro.
+ Imagine você descobrir que vários dos seus autores preferidos decidiram se juntarem e escrever uma antologia, agora imagina a ideia desse livro ser tão genial quanto os autores que para ele escreveram. Pois é, foi isso o que aconteceu aqui, estou muito, muito ansioso para ler Zumbis x Unicórnios, mas é o mesmo caso de "O Inimigo". Onde vende tempo minha gente?
Bom, é isso galera, espero que tenham curtido o post, sugiram gêneros para as próximas edições nos comentários, abraços!
11 comentários:
Faltou os livros de "The Walking Dead", mas tudo bem, rs. De todos os quatro livros, "Guerra Mundial Z" e "Zumbis e Unicórnios" são os que mais me chamam a atenção, dando destaque para o primeiro, que quero ler logo por causa do filme :D
Abraços, Joshua Guimarães
Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com
Estou meio saturada com adolescentes como personagens principais e seus triângulos amorosos, por isto o primeiro livro e o terceiro não me chamaram a atenção.
Já Guerra Mundial Z eu também me empolguei com o trailer. Acho que o livro deve ser bem diferente do filme, mas quero ler. Principalmente depois que vi que é meio que uma ironia com a paranoia do governo Bush.
Unicórnios x Zumbi também não me deu muita vontade de comprar... se eu tivesse o livro nas mãos, poderia ler, mas não tenho vontade de comprar.
Tenho os dois livros de TWD, já acompanhava a série e a HQ, mas ainda não li os livros. Desses citados, quero muito ler Guerra Mundial Z, como todo mundo o trailer me chamou muito a atenção. Mas eu li em algum lugar que as cenas do trailer não tem no livro, se o trailer já tá diferente do livro... provavelmente não é uma adaptação muito fiel.
Oi,
fiquei bem interessada pela série da Carrie Ryan, a capa do segundo livro é linda! Estou lendo Zumbis X Unicórnios e até que gostando bastante dos contos! E olha que sou exigente quanto a histórias de zumbis!
Bjs
Vi o trailler do Guerra Mundial Z no cinema e pensei: preciso ver isso, e o quê está acontecendo? Não me parece que o filme será algo fiel ao livro, e ainda continuo sem entender muito bem. Acho que terei que assistir e ler mesmo para tirar minhas conclusões, srrsrsrs
Bjs
Roberta
Visite e siga também: http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/
Ahh amo zumbis <3 quero ler metade dos livros que estão aqui :3 hahahah
http://paraisodeinverno.blogspot.com.br/
Já li o da Carrie Ryan e é realmente muito bom, além da autora ser uma fofa. *-* Conheci ela na bienal *-*
Zumbis X Unicórnios que preciso comprar, mas é tão caro. </3
Ah, estou muito afim de Zumbis X Unicórnios! Adorei a resenha!
Quero muito ver o filme Guerra Mundial Z, parece ser um filme com um enredo muito bom.
Adorei a ideia geral dessa coluna! Dos livros citados eu quero muito ler Zumbis vs Unicórnios. Ele está na minha lista de desejados desde do ano passado, pena que o preço dele é um pouquinho salgado pro meu gosto :'(
desses eu só li o inimigo. E os outros eu quero muito ler!!
http://www.lostgirlygirl.com
bjos
Postar um comentário