Convergente por Veronica Roth

terça-feira, outubro 22, 2013

Título: Allegiant
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco (Twitter/Facebook)
Tradutor: Lucas Peterson
Páginas: 526
Série: Livro 01: Divergente
          Livro 02: Insurgente

Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? A conclusão explosiva para a trilogia Divergente, bestseller mais vendidos do New York Times, revela os segredos de um mundo distópico que cativou milhões de leitores em "Divergente" e "Insurgente"!

Quando me deparei com Divergent há três anos na livraria não passou pela minha cabeça  que a trilogia escrita por uma autora iniciante me traria tantos sentimentos, nunca subestimei a série, mas também não superestimei e o fato foi que esta não ultrapassou minhas expectativas - ela as estilhaçou, forçou o limite e foi além do que muitos livros que chamo de favoritos foram e não, não é exagero... quem leu entende, quem não leu entenderá.

Insurgente veio com o seu final abrasador, perturbador e instigante que trouxe à minha mente muitas teorias sobre Allegiant, eu sabia que Veronica Roth iria surpreender, mas não fazia ideia de como, não tinha noção do quão grande era o plano dela e tinha medo do que ela poderia fazer já que os finais de ambos os livros anteriores são surpreendentemente explosivos. Quem diria que minhas teorias se assemelhavam a uma brincadeira de criança quando comparadas com o que o livro realmente é.

Allegiant é narrado pelo ponto de vista do casal principal: Tris e Tobias e isso contribuiu para que ficasse ainda mais conducente, o livro se inicia dias após a última cena de Insurgente e já de uma forma que nenhum fã pensou que começaria: Tris, Christina e Cara serão julgadas por terem participado do movimento que levou à sociedade da futurística Chicago a intrigante gravação de Amanda Ritter, que revela poucas pontas do que há além da fronteira. Evelyn está cada vez mais decidida em acabar com o sistema das facções, se tornando mais autoritária que nunca e impondo aos cidadãos uma ditadura onde cada passo parecido com o que eram acostumados em suas facções será mirado por uma arma. 

Tobias, que além de ter que agir contra sua família, cria um plano para tirar Tris da situação em que se encontra, porém uma atitude leva à outra e, quando menos espera, nossos personagens estão envolvidos em um grupo de rebeldes que decidiram se unir para finalmente descobrir o que há além da cerca e lutar, ou pelo menos tentar, contra a tirania de Evelyn para então seguir as suas próprias direções, o grupo se denomina “Allegiant”.

Mas, é claro, não vou falar mais que isso, pois, apesar de o que eu falei não fazer nenhum jus à enorme história que Veronica escondeu dos seus leitores por todo esse tempo. O que Roth fez foi construir uma história complexa nos dois primeiros livros, fazer nós acreditarmos nela e então destruí-la colocando em cima disso uma verdade muito maior do que a antiga. Ela foi muito além do que o esperado por qualquer um e me surpreendeu como poucas outras séries fizeram antes.

O clima sentimental que se encontrava nos livros anteriores se intensificou em Allegiant, a autora falou em várias entrevistas que este não teria a carga de ação que Divergente e Insurgente trouxeram, o que é verdade, mas tudo o que ela colocou no lugar da ação que era encontrada antes fez com que a história ficasse inovadora, que a conclusão fosse bem diferente das que estamos habituados a ler, tem ação sim, mas o desfecho vai muito além de uma luta, o livro veio para fechar as pontas que seus antecessores deixaram, porém fez muito além disso, ele abriu dezenas de novos segredos, novos mistérios e, ao longo do livro, criou cenas que todos ficamos esperando para ver.

"Você não acredita nas coisas porque estas fazem sua vida melhor, você acredita nelas porque são verdadeiras."

Os personagens evoluíram, é impossível enxergar Tris como a Beatrice da Abnegação introduzida em Divergente, ela é uma audaciosa completa agora, e assim como os outros personagens, carrega seus fardos, suas perdas e sua culpa e, como digo desde Divergente, Veronica faz com que seus personagens se tornem reais, palpáveis, com sentimentos fortes, com pensamentos únicos e com toda consequência de suas ações. 

Mas não é só os personagens que evoluíram, a história em si evoluiu, os relacionamentos, os cenários, a narração e tudo isso me leva a pensar em uma única coisa: depois de anos escrevendo Veronica Roth mudou sua forma de escrever, que antes era simples, direta, sua escrita está mais complexa, assim como todas as outras coisas no livro. Sua criatividade fez coisas que eu nunca tinha lido antes em livro algum, trouxe novidades que de tão grandes se tornaram incríveis, fantásticas e, é claro, inesquecíveis como cada livro da trilogia foi.

Vai ser difícil para mim perceber que a trilogia Divergente acabou, eu vou sempre estar esperando por um novo livro, mesmo sabendo que é praticamente impossível. Agradeço imensamente à Roth por me contar esta história, eu entendo o caminho que ela quis seguir, mas moça, você acabou comigo, nunca um livro me deixou tão surpreso e sentimentalmente estilhaçado quanto este o fez e foram estas surpresas que me fizeram diferenciar a série entre tantas outras.

Divergente cumpriu seu papel e foi uma história divergente, nova e inimaginável. Recomendo a trilogia para todos que gostam de ficção, que gostam de livros que além da trama central traz dezenas de outras e que ao final deixa uma mensagem memorável. Leiam e sejam corajosos.
5.0 de 5 + favorito

13 comentários:

callawhite13go disse...

Só tenho uma palavra: triste. Mas apenas pelo fim da série, pois como você disse, as expectativas foram estilhaçadas. Veronica se mostrou brilhante, com uma trama tão comum e, ao mesmo tempo, tão diferente. Vai deixar saudades por isso, pela expectativa que nos induziu. Vou esperar o lançamento aqui, com o coração na mão, mas fico feliz por saber que o fechamento da trilogia cumpriu seu papel. Nunca imaginei terminar uma distopia, despedaçada, mas já vi que é o que vai acontecer... :)

ssentrelivros.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Eu infelizmente não li nenhum livro dessa série então estou bastante curiosa, rs. Sua resenha só fez eu ficar roendo as unhas mais ainda para ler, haha. Beijos,

http://umaprimavera.blogspot.com.br/

Gabriel Ribeiro Gomes disse...

Oie :)

Eu estou prestes a começar a ler Insurgente e minhas expectativas estão lá em cima, eu adorei divergente e tenho certeza de que Insurgente fará com que eu dê boas " loucuras " beijos !!

http://euvivolendo.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Nossa que resenha cheia de elogios,o livro deve ser ótimo,é triste quando séries que gostamos acaba, quem vira fã sempre quer mais, mais que bom que o final superou as expectativas, pois algumas vezes deixam a desejar.

Vitor Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canal News Fallen Books disse...

livro lindo
@livroazuis
livro-azul.blogspot.com.br

fabdosconvites disse...

Caramba, nem li o volume 1 ainda! Pelo visto tenho que correr e recuperar o atraso.
Bjs, Rose.

Eduardo disse...

Fiquei decepcionado com o final, achei os ultimos acontecimentos desnecessarios.. Esperava mais de Allegiant.

Anônimo disse...

Eu amei o livro. Veronica ganhou meu respeito, pois o desenrolar da história fez com que Divergente fosse uma trilogia totalmente diferenciada de outras.

Vitor Souza disse...

Terminei esta semana e concordo com com você. O interessante é que este tem menos ação que os anteriores, mas não deixa de ser excelente. Achei brilhante a mitologia criada pela Veronica... sempre achei um pouco falha a organização da sociedade em Divergente, mas agota tudo faz sentido! O final é triste, mas eu entendo... acho que a Veronica podia criar um spin-off. Sinto que o mundo de divergente ainda pode render muitas histórias

Matheus disse...

Hey, Anderson! Oh, meu, Deus! Que resenha incrível foi essa? Estou mais do que ansioso para ter a tradução deste livro em mãos. O final de Insurgente é uma das coisas mais absurdamente surpreendentes de todos os livros que já li, a minha boca ficou aberta, fiquei pensando no final durante dias e por dois anos seguidos os livros da série estiveram no topo dos meus favoritos. Como já declarado fã, sei que vou ler com muito sentimentalismo e pena de acabar. Porém, sei que vou ter sensação de dever cumprido quando experimentar da genialidade que já sei que irá estar presente em Allegiant.

Matheus, Bobagens & Livros.
www.bobagenselivros.blogspot.com

Unknown disse...

O último livro não poderia estar abaixo da perfeição dos outros dois. Estou lendo Convergente agora, e tipo, wow... Apesar de já saber de muitos spoilers (odeio isso), eu ainda continuo me surpreendendo. E apesar das mortes tristes, é um livro bem especial. Ótima resenha!

Unknown disse...

Oi adorei sua resenha, simplesmente fantástica....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador que veio para marcar a história...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.