Beemote: A Revolução de Scott Westerfeld

segunda-feira, dezembro 30, 2013

Original: Behemoth
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 432

Uma arma secreta guardada a sete chaves, o beemote e a mais feroz criatura da Marinha Real. Sua poderosa mandibula traz o Armagedom para as embarcações inimigas e promete dar um novo rumo ao conflito entre darwinistas ingleses e mekanistas alemães que varre a Europa após o assassinato do arquiduque Ferdinando. A missão do monstro subaquático o aguarda no Bósforo, aos pés de um Constantinopla sob a influência dos alemães e as portas de uma guerra civil. Mas para ser bem sucedida, a participação da baleia-zepelin Leviatã é imprescindível. A bordo da aeronave Aleksander e Deryn Sharp continuam a colaborar um com o outro, mesmo defendendo lados opostos e escondendo segredos. Deryn, é na verdade, uma menina se passando por um aviador das forças britânicas, enquanto Alek é o herdeiro legítimo do Império Austro-Hungaro. No entanto, é cada vez mais difícil para ambos conciliarem seus sentimentos pessoais das obrigações patrióticas e acabam se separando de uma forma dramática. Em território inimigo, Deryn luta para manter intacto o segredo de sua sexualidade, e Alek conquista aliados inusitados na luta para conquistar seu direito de nascença.

Scott Westerfeld se contradiz quando diz que escreve livros por dinheiro e fama, pois a cada livro do autor que leio percebo que ele dá o melhor de si para criar uma história ótima com tramas criativas e surpreendentes. Com Beemote não foi diferente, a continuação de Leviatã traz uma história que inova o gênero steampunk abordando temas presentes durante a segunda guerra mundial e conseguiu ser ainda melhor que o seu antecessor.

Para quem ainda não conhece os personagens, a história segue dois protagonistas que narram a história: o Príncipe Aleksander, órfão do arquiduque austro-húngaro que fora assassinado e Deryn, uma garota que se tranveste de garoto com o intuito de servir à aeroplano Darwinista: o Leviatã. Há uma rivalidade imensa entre os Mekanistas, aqueles que vivem à base do vapor e do metal, criando maquinas estravagantes e perigosas; e os Darwinistas, os que descobriram todos os segredos da genética e como modificá-la, criando feras inacreditáveis e por coincidência (ou não), cada um dos nossos protagonistas estão de um lado da guerra.

Já em Beemote, é descoberto que há uma arma poderosa guardada, uma fera que se assemelha com um kraken, que afunda todas as embarcações inimigas que se aproximarem e essa fera pode significar a vitória da guerra para os Darwinistas, para colocar a fera em prática e dar a vitória para os ingleses o Leviatã deve sobrevoar e chegar à Constantinopla.

Enquanto Deryn luta bravamente em território inimigo e tenta ao máximo esconder o seu segredo, Aleksander deve procurar aliados em lugares inusitados, causando assim a separação dos dois, que apesar de não se conhecerem muito bem, já estavam acostumados com a presença um do outro. Nesta separação é possível ver como os personagens cresceram e aprenderam com seus erros passados, principalmente Deryn que luta bravamente pela sua vontade.

A narrativa de Scott é incrível, elétrica, ele consegue dar ao livro um clima inédito e confunde, às vezes, com sua descrição inusitada de feras e máquinas que nunca ouvimos falar, mas as ilustrações são apresentadas e elas ajudam muito para que o leitor se posicione e visualize melhor. Outra coisa que Scott faz incrivelmente é misturar os fatos da primeira guerra mundial com a trama Darwinista vs. Mekanista e toda a ficção criada por ele e ao final explicar o que aconteceu realmente e o que não.

Mas eu não posso fazer isso. Não sem você. Por favor, venha comigo Alek.

Beemote foi um livro muito bom de se ler, ótima continuação e traz um gancho ótimo para o próximo livro, um prato cheio para quem gosta de História e Steampunk!
4.0 de 5 

1 comentários:

fabdosconvites disse...

Do autor eu só li a distopia Feios, e gostei muito. Este livro também parece ser bem interessante.
Bjs, Rose

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.