Princesa Mecânica por Cassandra Clare

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Original: Clockwork Princess
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Tradutora: Rita Sussekind
Compare preços

Série: Livro 01: Anjo Mecânico
          Livro 02: Príncipe Mecânico

Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.


"A vida é um livro, e há milhares de páginas que ainda não li."

As Peças Infernais sempre foi uma daquelas séries que gostei mesmo antes de ler o livro, eu sempre soube que seria uma ótima leitura, pois Cassandra Clare é uma ótima autora, então eu sempre fui muito crente de que essa seria uma trilogia muito boa, porém, o que não imaginei, fosse que Clare conseguiria se superar, ela, com suas artimanhas, fez com que cada livro fosse único e que cada final fosse um grande final e que o desfecho da série fosse um IMENSO desfecho, digno de uma ótima história que é trazida por cada um dos livros.

Em Princesa Mecânica, encontramos os personagens que já conhecemos: Tessa, Will, Jem e todos os outros (ou todos os outros que sobreviveram aos livros anteriores), nesta sequela o Cônsul está fazendo todos os seus esforços para que Charlotte perca seu cargo no Instituto, usando das mais baixas formas para conseguir, o triângulo amoroso continua, claro que é concluído neste livro e uma das coisas que mais me chamam a atenção é a forma com que Cassandra faz que este romance não seja tão clichê quanto os de outros livros que contém triângulos amorosos.

Mas o principal caso do livro não é tudo isso, são as peças infernais e Mortmain. Depois de uma grande cena de luta contra um verme gigante, é encontrado na parede da casa dos Lightwood uma espécie de poesia sobre as tais peças, o que intriga os personagens mais atentos, e é toda essa descoberta de o que são as peças e como derrotá-las que levará o livro à um dos fins mais bem pensados que já li.

Neste livro não temos apenas o desfecho do romance de Tessa, mas também de vários outros personagens (não leia a árvore genealógica se não quiser spoilers sobre isso), fazendo com que cada um tenha seu momento e que todas as pontas que foram deixadas em aberto desde o primeiro livro sejam fechadas. 

"Existem coisas piores que a morte. Não ser amado ou não ser capaz de amar."

O livro traz também uma trama muito mais perigosa do que os livros anteriores trouxeram e Clare deixa claro desde o primeiro capítulo que os personagens estão correndo perigo por todo e cada momento. Como nos livros anteriores esse também tem o POV (Point of view, ou ponto de vista) alternado entre os personagens (o que me fez sofrer muito), mas eu senti que isso aconteceu muito mais neste livro do que nos anteriores, fazendo com que ficasse mais envolvente e deixasse a leitura mais rápida. A trama ganhou uma densidade bem pesada, outra coisa que senti aumentando cada vez mais durante todos os livros.

E o final? Foi único, esplendoroso e surpreendente em uma forma que Cassandra Clare faz de olhos fechados (mas eu já disse que ela se superou, não é?), as últimas cenas de ação foram inacreditáveis e o epílogo foi muito, muito bem pensado e não poderia ter terminado de melhor forma. O livro me deixou uma pergunta, que provavelmente, eu espero, será respondida em Cidade do Fogo Celestial, que estou aguardando ansiosamente.

Quando eu ainda não havia começado a ler a trilogia As Peças Infernais, julgava que fosse impossível que Cassandra Clare superasse em suas histórias sobre o mundo dos Caçadores de Sombras, sempre achei que Os Instrumentos Mortais seria sua melhor e insuperável série, e é claro que eu estava enganado, pois apesar de não ter lido ainda Cidade do Fogo Celestial a trilogia As Peças Infernais tem um quê tão diferente e envolvente que acaba superando as expectativas de qualquer um.

Não preciso dizer que recomendo, né?
5.0 de 5 +fav

3 comentários:

Dudi Kobayashi disse...

oi ;)
eu li um pouco por cima sua resenha para ganhar spoilers, eu não li nenhum dessa série, sempre fico de comprar Anjo mecânico quando vou fechar alguma compra, mas ou ele não está disponível ou está muito caro. Eu amo muito os instrumentos mortais e fiquei surpresa quando você disse que essa nova série supera a outra saga da autora, fiquei ainda mais curiosa para ler.
Tem postagem nova no meu blog, espero sua visita
bjs

-TÍTULOS DE LIVROS

Tarcila Lima disse...

Ainda não li nenhum livro da saga, mas acho Cassie fascinante em tudo que escreve.
Ela pode errar as vezes, mas sempre nos oferece um desfecho surpreendente.
Um beijo

www.baianaliteral.com

fabdosconvites disse...

Acho que sou uma das poucas que ainda não conhece esta série. É uma pena para mim, pois as inúmeras resenhas que ja li dos livros que compõem a série, só aumentam minha curiosidade em relação a ela.
Bjs, Rose.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.