Quando Tudo Volta de John Corey Whaley

terça-feira, abril 15, 2014

Título: Where Things Come Back
Autor: John Corey Whaley
Tradutor: Carolina Coires Coelho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 222
Melhores preços

Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.

Impossível é não olhar para essa capa e não se lembrar imediatamente do fenômeno A Culpa é das Estrelas, e eu aposto que era mesmo este o objetivo, chamar a atenção para o livro ao se remeter à outro com o sucesso maior. Se funciosa? Claro que sim, mas logo nas primeiras páginas você percebe a grande diferença entre os Johns, sendo este muito mais intenso e sombrio e nada limitado. 

Quando Tudo Volta narra a história de Cullen Witter - seu nome me irritou um pouco, pois me fez imaginar os personagens de Crepúsculo, às vezes, mas não vem ao caso -, um garoto de dezessete anos que acabou de perder um dos seus primos, Oslo, para uma overdose. Depois de algum tempo tentando lidar com essa morte e fazer outras coisas que não o fizessem pensar nisso, o seu irmão mais novo, Gabriel, desaparece misteriosamente e no mesmo tempo notícias sobre uma rara espécie de pica-pau começam a surgir nos jornais, criando um mistério curioso e bem envolvente.

O sumiço de Gabriel acaba sendo sobreposto pelo reaparecimento do raro pássaro, que ganha muito mais atenção nas mídias, e isso deixa Cullen irritado, porque o reaparecimento de um pássaro que ninguém sabe se de fato existe é mais importante que o desaparecimento de um garoto de 15 anos?

"Porque eu estou acordado em um mundo de pessoas que dormem"

Durante a narrativa, Cullen vai baseando-se nos fatos de sua vida e do que ocorre à sua volta para aumentar uma lista de títulos de livros, ele já tem mais de setenta no início do livro, mas ainda não escreveu nenhuma linha de nenhum dos títulos. Esse fato foi bem intrigante, pois queria muito descobrir qual seria a relação desses títulos para o desfecho da história, mas no desenvolver do livro você já pode perceber qual foi a intenção do autor ao colocar este elemento enigmático na narrativa.

Quando Tudo Volta é um livro inteligente que aborda a diferença entre nosso personagem principal e o mundo que o envolta, abordando também elementos mais sérios como o fanatismo religioso e os monstros internos de cada personagem. Uma história envolvente e deveria receber uma atenção especial.

1 comentários:

fabdosconvites disse...

OI Anderson, não estou muito interessada neste livro. Li poucas resenhas dele, acho que a sua foi a mais positiva, ainda sim, devo demorar a ler.
Bjs, Rose

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.