O Lado Bom Da Vida, de Matthew Quick

terça-feira, outubro 07, 2014


Título Original: The Silver Linings Playbook
Editora: Intrínseca
Tradutor: Alexandre Raposo
Páginas: 254

Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, Pat ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 

Pat Peoples era uma pessoa controlada, bem com a vida, casado e vivendo muito bem com sua amada esposa Nikki, até que um dia ele chega cedo em casa e flagra Nikki com outro homem, isso faz com que Pat perca o controle de seu estado mental. Depois do seu descontrole, Pat não sabe o que realmente aconteceu, só se lembra de acordar no "lugar ruim" onde todos vestem branco, e odiar certa música do famoso Kenny G. Seu único passatempo naquele lugar é fazer exercícios físicos, pois Nikki gosta de homens fortes, e seu único amigo naquele lugar, Danny, que o ensina a jogar Parcheesi. Alguns meses depois (para Pat, são meses), Jeanie, sua mãe decide que está na hora de Pat voltar para casa. 

Quando Pat volta para a casa de seus pais percebe que algumas coisas mudaram, seu pai o evita e alguns vizinhos olham para ele discretamente, apenas sua mãe o trata normalmente, além de recomendar um novo psicólogo e o incentivar a tomar seus remédios, mas o que Pat não entende é porque todos ficam evasivos quando ele pergunta sobre Nikki ou fala que depois do "tempo separados" tudo vai voltar ao normal. A salvação de Pat é seu irmão bem-sucedido, Jake, que faz com que ele e seu pai se reaproximem; seu amigo Ronnie também o deixa feliz quando diz que sua esposa super-rigorosa o convidou para um jantar de boas-vindas, Pat não esperava conhecer durante o jantar a filha de seu amigo, muito menos reencontrar Tiffany Maxwell. Após saber da morte do marido de Tiffany há alguns meses, Pat se dispõe a levá-la para casa depois do jantar, e fica impressionado com o convite de Tiffany quando chegam a casa dela, onde ela diz que quer transar com ele, o que faz com que Pat pense que ela é maluca. 

Em sua corrida matinal, Pat começa a se irritar com Tiffany o perseguindo, mas antes que ele exploda e brigue com ela mais uma vez, ela lhe faz uma proposta: Promete enviar cartas digitadas de Nikki para ele e vice-versa, mas apenas se ele concordar em participar do concurso de Dança Contra Depressão que Tiffany quer ganhar; como Pat acredita que Nikki e ele ainda tem uma chance aceita a proposta. Mas o que Pat não imaginava é que durante e depois da proposta de Tiffany, sua vida ia tomar rumo aos poucos, seu auto-controle voltando e o mais importante, lembrar o que aconteceu para mandarem ele pro "lugar ruim" e porque ele e Nikki estavam separados. 

Particularmente, eu gosto e não gosto deste livro, quando comprei a adaptação estava em cartaz nos cinemas e eu decidi que ia ler o livro antes de ver o filme, mas como o título nos chama a atenção, porque todos queremos saber qual é o lado bom da vida, eu pensava que seria um livro "filosófico", mas me impressionei quando vi que se tratava de alguns erros que podemos cometer no nosso dia, não que vou ter um surto psicótico, mas tudo bem, eu gosto do livro porque ele tem uma "quebra" com um assunto sério como o caso de Pat Peoples, mas ao mesmo tempo senti falta de algo a mais na história. 

Sobre o filme a única coisa que o salvou foi o aclamado ator Robert De Niro, a queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence, o maravilhoso Bradley Cooper e as situações engraçadas que o personagem de Chris Tucker nos fornece, fora isso faltou muita coisa no filme, que por coincidência eram as coisas mais legais do livro, mas mesmo assim Jennifer Lawrence conseguiu se destacar e ganhar um Oscar por Melhor Atriz. Mas se você ler o livro e em seguida assistir o filme, assim como eu, não espere muita coisa, apenas algumas partes engraçadas. 

1 comentários:

Unknown disse...

254 páginas requintado. O bom lado dá vida foi como a minha adaptação para o cinema favorito. A história eu achei muito bom, bem executar um script, engraçado e inteligente. Abotoaduras entre Jennifer Lawrence e Bradley Cooper me espanta, posso dizer que é um dos melhores filmes drama Cooper. Atuações ótimas até mesmo dos coadjuvantes Robert De Niro e Jacki Weaver estão ótimos. Uma ótima historia, madura, diferente de todas essas comedias dramáticas/românticas. Vale muito apena acompanhar.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.