A Garota Que Você Deixou Para Trás, de Jojo Moyes

sexta-feira, setembro 19, 2014


Título: The Girl You Left Behind
Editora: Intrínseca
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 384
Melhores preços

Durante a Primeira Guerra Mundial,o jovem pintor francês Édouard Lefévre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados franceses, Sophie apega-se ás lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard, agora prisioneiro da guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, a mantém ligada ao passado. Quando Liv parece disposta a voltar á vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. 


Jojo Moyes é uma das escritoras mais aclamadas hoje em dia, pelo gênero Romance, sua escrita objetiva, cativante e profunda nos faz "devorar" o livro cada vez mais. Claro que alguns dos seus romances tem aquela parte que enrola a história para chegar no clímax, aliás esse é um dos intuitos do Romance, mas na minha opinião A Garota Que Você Deixou Para Trás foge deste sentido, pois o romance está presente, mas não totalmente em todas as páginas, pois os fatos que acontecem antes do passado e o presente - do livro - nos faz esquecer um pouco do aclamado Romance.

Sophie Lefévre mora em sua cidade natal St Péronne que fora dominada pelos soldados alemães durante a Primeira Guerra Mundial, junto com sua irmã Hélene, Sophie tenta manter o bar Le Coq Rouge que fora um hotel antes da Primeira Guerra. Enfrentando o gênio forte de seu irmão mais novo, Aurélien, e os dois filhos pequenos de sua irmã, Sophie mantinha forças para vencer a humilhação, dor, fome e saudade quando admirava seu auto-retrato, pintado por seu grande amor, Édouard Lefévre, que fora convocado para lutar no front e acabara prisioneiro da guerra.

Sophie encontra a chance de rever Édouard quando percebe que o novo Kommandant está interessado não apenas por sua comida no bar para os soldados ou seu auto-retrato, mas sim pela própria. Arriscando sua família e sua vida, Sophie Lefévre está decidida a falar com o Kommandant para reencontrar Édouard, o que nos mostra uma atitude desesperada e perigosa, pois a única chance que Sophie têm é de se "aliar" ao inimigo... Mas o que poderia fazer, se não ter fé e um pouco de esperança nesses tempos difíceis?

Em Londres, nos anos 2000, Liv Halston tenta reconstruir sua vida após a morte prematura do seu marido, um arquiteto renomado que deixou várias ideias e imóveis impressionantes com sua visão sobre "a-nova-arquitetura". Liv vive a pressão que o banco coloca sobre si, pois as contas da famosa casa de vidro em que vive estão atrasadas, e seu emprego não ajuda muito. O único momento de "alívio" na vida de Liv Halston é quando reencontra a antiga colega de classe, Mo Stweart, que incentiva Liv a seguir em frente. Enquanto fica na casa de sua colega, Mo percebe que Liv é apegada ao quadro que seu falecido marido comprou na lua-de-mel, o auto-retrato que a fazia lembrar dele, mas também lhe transmitia força e confiança.

Em uma noite Liv decide ir a um bar para se animar, mas não esperava encontrar um homem maravilhoso como Paul McCafferty; depois de alguns empecilhos Liv acaba se envolvendo com Paul, mas em uma manhã ela percebe que Paul fica surpreso ao encontrar o quadro em sua casa, o quadro estava sendo procurado pela família Lefévre, então Liv acaba descobrindo o trabalho de McCafferty: Um famoso ex-policial que agora trabalha procurando obras de arte milionárias roubadas ou perdidas.

Comecei a ler esse livro porque a maioria das garotas falavam dessa autora - Jojo Moyes - e como eu tenho uma pequena queda por Romance (jura?), comecei a ler e me impressionei cada vez mais com a força que Sophie Lefévre demonstra, mas também me apeguei cada vez mais no livro quando conta a história do quadro entre o passado e o presente, contando a vida e o dilema de Sophie e Liv com seus problemas e decisões. Ah! Sem contar no dilema "Será que Paul McCafferty vai contar a polícia sobre o quadro? E Sophie? Reencontra Édouard?".
4.0 de 5

0 comentários:

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.