Dicas de Escrita: Rick Riordan

segunda-feira, setembro 15, 2014


“DICAS DE ESCRITA" é uma nova coluna quinzenal com dicas de autores para autores (ou futuros autores). O segundo autor da coluna é Rick Riordan autor da série Percy Jackson e os Olimapianos, sugerido pela leitora Luisa Buck. O texto foi retirado do site do autor e traduzido por mim.


"Eu comecei a escrever seriamente quando eu estava no oitavo ano. Tive uma professora de inglês que me encorajou a enviar meu trabalho para as editoras.

Me tornei professor de Inglês totalmente por conta do impacto que Sra. Pabst teve em mim por todos aqueles anos, e eu amava ter a chance de encorajar meus próprios estudantes de escrever na mesma forma que eu fui encorajado. Esse foi um dos motivos que não fiquei ansioso para deixar a sala de aula e levar a vida pela minha escrita.



É ótimo se um jovem leitor puder encontrar um mentor que acredita no talento dele. Então não tenha medo de pedir por ajuda! Encontre um professor que você respeita. Troque ideias com outros autores. Veja se você pode se juntar à um grupo de escrita criativa na sua cidade (se você achar que isso iria ajudar).

Segundo, leia muito! Leia tudo o que puder colocar suas mãos. Você vai aprender a fazer rascunhos se imersando nas vozes, estilos e estruturas de autores que vieram antes de você. Não tenha medo de começar a escrever com um estilo parecido com um autor que você admira. Isso só significa que você deve ler MAIS e não menos.

Terceiro, escreva todos os dias! Tenha um diário. Anote histórias interessantes que você ouviu. Escreva descrição de pessoas que você vê. Não importa o que você escreve, mas você deve continuar praticando. A escrita é como um esporte -- você fica melhor se você praticar. Se você não praticar, os músculos da escrita atrofiam.

Quarto: bloqueio de escrita. Quase sempre, isso acontece porque o autor não planejou onde ele ou ela está indo antes de começar a escrever o livro. Faça um mapa! Anote onde cada capítulo acontecerá. Não precisa ser muito detalhado e você com certeza pode desviar, mas se você planejar tudo pode diminuir o tempo que ficará encarando a tela branca.

Finalmente, não desencoraje! Escrever um livro é sempre uma tarefa difícil. É muito mais fácil pensar em novas ideias. Você irá chegar no meio do manuscrito e vai pensar "Nossa, é muito difícil. Acho que vou começar outro livro ao invés desse e será bem mais fácil." NÃO! Esse novo livro não será nem um pouco mais fácil. Comece, desenvolva e termine. Não importa os erros no primeiro rascunho. Termine o manuscrito e então volte e revise. Quando for enviar seu trabalho lembre-se que rejeição é parte da carreira de um escritor, e dói. O segredo é continuar tentando. Cole as rejeições na parede do seu quarto, se quiser, mas não desista."

1 comentários:

Clara disse...

Rick lindo! Nunca tentei escrever nada, mas espero algum dia ter criatividade e tempo o bastante para tal. Amei o post!

Clara
@clarabsantos
clarabeatrizsantos.blogspot.com

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.