Dicas de escrita: Veronica Roth

segunda-feira, setembro 01, 2014

“DICAS DE ESCRITA" é uma nova coluna com dicas de autores para autores (ou futuros autores). Escolhi uma de minhas escritoras favoritas para estrear a coluna: Veronica Roth, autora da série Divergente. O texto foi retirado do seu site e traduzido por mim.


"Quando eu era adolescente, frequentei uma aula extra/extensiva/de escrita criativa, o que significava duas coisas: 1. Tive o feedback externo da minha habilidade em escrita, então eu fiquei meio orgulhosa, e 2. Eu era muito defensiva e insegura, porque quase todo mundo na minha sala era mais inteligente do que eu. (É sério!)


Talvez você não seja assim, meu jovem amigo escritor, mas eu sei que ao menos alguns de vocês são, porque eu sou! Está tudo bem, não se preocupe, eu entendo muito bem a sua posição! E ainda sou como você... E, por ter um conhecimento grande sobre a sua situação (bem, a nossa situação) é que me permite te dar o seguinte conselho:

Cultive humildade, paciência e coragem.

Olhe só, três palavras. Isso nos deixa criar uma lista!

1. Cultive humildade
Humildade é uma palavra que as pessoas não sabem definir, eu acho, porque para alguns ela é sinônimo de "humilhação". Quando dizemos a palavra "humildade", não estou falando sobre se colocar lá em baixo ou convencer a si mesmo de que é uma droga. Estou definindo humildade como "ver você mesmo da forma como verdadeiramente é".

O que eu digo é: você é jovem. Você ainda tem muito tempo para desenvolver suas habilidades. Talvez suas habilidades sejam avançadas para sua idade, mas isso não significa que sua escrita é bem desenvolvida ainda. Eu posso dizer isso porque a MINHA escrita não é totalmente desenvolvida ainda! E está tudo bem. É bom dizer que mesmo sendo talentoso, você precisa de uma ajuda, porque essa é a verdade para todos os escritores. Você nunca, nunca vai chegar a algum lugar onde não precisa de ajuda ou não precisa trabalhar ou se desenvolver como um autor, não importa quantos anos tenha.

Então, quando sua professora escreve críticas sobre toda a sua redação de escrita criativa, não perca seu tempo depois da aula brigando com ela ou ele e se defendendo contra aquelas críticas, ao invés disso, tenha essas duas ideias firmes na sua mente: seu trabalho ainda não está bom, seu trabalho precisa ser aprimorado.

Torne-se como uma esponja que absorve cada pedaço de conselho, ou lição, ou crítica, ou elogio que possa ser guardado. Sabendo que você tem muito a aprender e lembrando sempre de cultivar a humildade. O ato de aprender cultiva humildade. Quando você entrega sua escrita a um amigo ou professor para ter um feedback, e você faz isso com a atitude de "aqui está meu trabalho, eu amo ele, mas preciso da sua ajuda para torná-lo melhor," você está cultivando humildade. E quando você está orgulhoso de si mesmo por ter escrito algo que acha que está bom, ou feliz porque tirou 10 em uma atividade, isso não NÃO é cultivar humildade. É encarar de verdade o que você é, o que diz que você e sua escrita sucederam de certa forma.

2. Cultive Paciência
Às vezes os jovens tem muita pressa em fazer tudo. Você pensa: "Se eu não publicar um livro aos 17, sou um fracasso!". Até mesmo sabendo que isso é irracional, você deve sentir isso, e meu conselho para você é ignorar esse sentimento de urgência tanto quanto for possível. Use o freio e dê a si mesmo um tempo.

Sempre fui muito boa com a paciência, grande parte disso porque eu tinha medo de mostrar minha escrita para todo mundo. Mas, às vezes, recebo mensagem de jovens autores dizendo: "Me ajude! Eu não consigo terminar de escrever um original, o que eu faço?" ou "Como você continua interessada em uma história por tempo o suficiente para terminar?"-pessoas muito perplexas pensando no que está errado com elas, que elas não conseguem se prender à história até o final.

Não tem nada de errado com você! Eu fui atrás e contei, eu tinha 48 manuscritos não finalizados na minha pasta de originais. 90% deles são de quando eu nem tinha chegado aos 18 anos. Alguns deles têm duas páginas e outros têm 150 páginas. Sim, é isso mesmo, me levou 48 tentativas até me prender a uma ideia por tempo o bastante para terminá-la, e eu não me preocupei com isso, porque eu não tinha pressa.

Cultivar a paciência não significa que você tem que ser paciente enquanto requer respostas ou críticas de betas, ou o que seja. Significa que você tem que ser paciente consigo mesmo e com seu plano de vida. Têm muitas formas a se tomar, e tantas definições de sucesso, e tantas primeiras, segundas, terceiras, quartas chances de fazer com que isso dê certo. Não se pressione ou importune você ou outras pessoas para fazer isso acontecer AGORA. Vá em passos que pareçam confortáveis, e que façam você amar o processo de escrita- porque se você se apressar muito para conseguir terminar a linha, você pode não aproveitar a caminhada até o fim dela, e é isso o que a escrita realmente é.

Na escrita e na publicação, você não pode controlar o quão rápido as coisas acontecerão, ou se acontecerão. O que você pode fazer é se apaixonar por escrever, e dessa forma, se o sucesso não vir, quando você quiser que ele venha, você ainda tem algo muito valioso, que é o tempo fazendo algo que ama.

3. Cultive Coragem
A verdade é que se você ficar todo o tempo tentando ser apenas humilde e paciente, você não vai arriscar nunca. E nessa caminhada deve haver riscos. Todas as coisas que estou contando a vocês são como bolas de malabaristas- é uma luta constante para manter elas todas no ar sem derrubar nenhuma. Então, sinceramente, não esqueça da coragem. A coragem irá te impulsionar à levar sua escrita à pessoas que confia e conseguir o seu feedback. Irá te motivar a enviar sua escrita para concursos, irá te fazer se inscrever para cursos e escolas difíceis. Tornará possível ouvir críticas e aceitá-las, e ainda continuar escrevendo. Lhe ajudará a encarar as más críticas, os comentários depreciativos, as sobrancelhas levantadas, e as dúvidas internas que falam que você não é bom o bastante e que não vale a pena tentar.

Sempre vale a pena tentar- e sempre vale a pena falhar! A coragem irá alarmar você contra as falhas de uma forma que ninguém poderia fazer. É a pequena agitação em você que diz: "Aquela pessoa que odiou minha escrita ou disse que nunca aconteceria para mim, ou aquela nota ruim, ou aquela voz na minha cabeça que dizia que eu era uma droga, podem todos beijar meu traseiro, porque hoje eu vou tentar novamente." Você precisa de coragem para encarar o que está na sua frente, jovem escritor, porque não vai ser fácil. Mas se você ama escrever, e se ama livros, você pode fazer isso. Então seja corajoso e encare os riscos.


Bom, esses são meus conselhos para jovens escritores. Eu posso garantir que mesmo que concorde com isso e queira tentar, você não vai segui-los a todo o momento. O que eu quero dizer não é "Faça isso perfeitamente!" e sim "Ei, aqui estão algumas coisas que valem a pena tentar fazer". Eu espero que isso ajude! Jovens leitores, eu saúdo vocês."


Agora quem quer o feedback sou eu: o que acharam da coluna? Leriam outras edições, com outros autores? Quais autores querem ver aqui? Comente que lerei todos os comentários!

12 comentários:

Katharynny Gabriella disse...

Com certeza! É muito bom ouvir os ídolos da nova era e saber que, em algum momento, eles foram tão acanhados e inseguros quanto nós. É uma ótima oportunidade de tentar melhorar enquanto aspirantes a autor e, por que não, enquanto pessoas. Amei!

Diego Borges disse...

Dicas muitos boas da autora que mais admiro, Veronica criou um mundo incrível e imagino quanto tempo levou pra que todo esse mundo fosse perfeito e se encaixasse como um quebra-cabeças. Eu, como jovem escritor vou seguir essas dicas, eles me abriram os olhos pra alguns erros que vinha cometendo. Obrigado por publicarem o texto.

Anônimo disse...

Por favor, por favor MESMO, continuem com essa coluna!

Felipe Oliveira disse...

Foram as dicas que eu estava precisando,como ela mesma disse agente não irá segui essas dicas o tempo todo mais custa nada tentar.Realmente é tudo que um jovem escritor precisa,avançar e conquistar os seus objetivos sem aquela ansiedade e pressa.
E parabéns pela postagem Anderson Vidal,que tal falar um pouco do John Green,Nicholas Sparks.

Unknown disse...

Nossa, ameeeeeeeeei!!!! A Veronica Roth é uma das primeiras na minha lista dos meus escritores preferidos, aqueles escritores que nos fazem ler qualquer livro escrito por ele, não só pela história, que pode ou não nos interessar muito, mas lemos mesmo assim, só por quê foi escrito por ele. Mesmo a Veronica não tendo publicado outra série além de Divergente, eu com toda certeza leria. Continuem com a coluna!!! É bom ouvir dicas ou palavras de encorajamento dos nossos heróis durante essa jornada que tenho certeza que a maioria dos que são apaixonados pelos livros estão ou pretendem ingressar. Eu amaria ouvir as palavras do Rick Riordan, James Dashner, Kiera Cass, Teri Terry etc etc etc

Bianka disse...

Leria com toda certeza!
Juro que quase chorei lendo essas dicas, porque é um relato de um escritor incentivando os futuros escritores. Me identifiquei tanto, passando por todos esses estágios e todos esses sentimentos é complicado, muito complicado. Você apenas pensa em desistir porque nunca será bom o suficiente como seu escritor favorito e perfeito, mas pensar não é bom. Agir é bom! Então deve sim continuar tentando e escrevendo!!

Bianka disse...

Leria com toda certeza!
Juro que quase chorei lendo essas dicas, porque é um relato de um escritor incentivando os futuros escritores. Me identifiquei tanto, passando por todos esses estágios e todos esses sentimentos é complicado, muito complicado. Você apenas pensa em desistir porque nunca será bom o suficiente como seu escritor favorito e perfeito, mas pensar não é bom. Agir é bom! Então deve sim continuar tentando e escrevendo!!

Anônimo disse...

Amei a coluna!!! Serio muito bom!
Também gostaria muito de ver um artigo como esse com a Cassandra Clare e o John Green porque eles são meus escritores favoritos e eu adoraria ver as suas dicas para novos escritores como eu!❤

Unknown disse...

Amei a coluna.
Adoraria ver um artigo com dicas da J.K. Rowling ou também do Steven Chbosky

Kcxfjhbm disse...

Amei!

Beatriz disse...

Gostei muito, ia adorar ver uma coluna da J.K Rowling e do John Green

Edis Henrique disse...

Adorei essas dicas, parece tão eu!!!!!!!!!

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.