Cotoco por John van de Ruit

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Cotoco ─ O diário (perversamente engraçado) de um garoto de 13 anos
Autor: John van de Ruit
Editora: Intrínseca
Páginas: 392
ISBN: 9788598078854
Onde Comprar:
Submarino | Livraria Cultura | Saraiva

África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

A primeira coisa que qualquer pessoa perguntava quando me via com o livro Cotoco era: o porquê do título do livro ser este... Talvez alguém aqui também não saiba então irei explicar:
John Milton é o personagem principal da série, ele tem dois pais “loucos” e uma avó gagá, mas a família dele é o de menos, logo no começo do livro John está se mudando para seu novo lar, a escola internato só para garotos onde iria passar a maior parte dos dias do ano de 1990. Assim que ele chega lá é destinado a um quarto com outros sete garotos: Rambo, Esponja, Largatixa, Vern Blackadder, Barril, Cachorro-Doido e Simon Brown, cada um com o seu jeito de ser e suas manias.
No segundo dia que John esta na escola é acordado com uma estrondosa campainha e quando levanta vê alguns garotos fazendo fila para os chuveiros. Quando chega a a sua vez de tomar banho ele vê algo constrangedor: de todos os meninos que se encontravam no banho John Milton é o único que ainda não tinha pêlos pubianos e nada desenvolvido. E foi assim que foi batizado de Cotoco!
Mais para frente do livro o diretor de teatro do colégio decide fazer uma peça sobre  história  de “Oliver”, há algumas audições até decidirem quem ia fazer o papel principal. Como na história havia garotas uma escola de meninas ia todos os fins de semana para o colégio onde Cotoco estuda. Eu ri demais na chegada delas... (As garotas estavam descendo do ônibus enquanto Chachorro-Doido ficava na janela, uivando.) Cotoco passa a se apaixonar por uma garota dessa escola a que ele chamava de “Julia Roberts” (por causa da atriz que se parece com ela) mas se chamava Amanda. Portanto, ele tem várias paixonites e casos mas vou ficar de bico calado.
Eu adorei este livro, a história escrita por John van de Ruit fez com que eu me apegasse aos personagens e risse muito! Às vezes pude até pensar se a vida de Cotoco seria baseada na vida do autor, será que o nome em comum não é só mera coincidência? O livro Cotoco é muito, muito legal, faz você rir e chorar. Recomendo e quero os próximos livros da triologia Cotoco logo!

Novidades sobre os outros dois livros e o filme:

Os outros livros do Cotoco já tem capa mas ainda não sei se tem data de estréia prevista. As capas:


Sobre o filme eu também não sei a data mas aqui vai o trailer:

9 comentários:

Luiza Bertoncini disse...

Heey Anderson! Bah, acho que esse livro tem a maior cara de ser bem engraçado! Mas fico com preguiça de ler por causa do tamanho dele #vergonha :S hahahahaha
MAs agora que você falou aqui, acho que vou comprar, só vou esperar o preço baixar um pouquinho porque tá bem carinho néah? :)
Beijocas!

Juliana disse...

Sempre que via esse livro nas livrarias eu passava adiante, não sabia que era tão engraçado assim :D
AAh, deixei um selinho pra você lá no blog, espero que não seja um encomodo.
Beijos,


- BooksWorld

Guilherme Queiroz disse...

Eu lembro que assim que esse livro foi lançado aqui no Brasil eu fiquei louco para ler!Parecia ser bem divertido.Mas depois fui ler algumas resenhas do livro e não vi muito entusiasmo...mas eu ainda quero ler Cotoco,e esse ano!Quem sabe eu acabo gostando?

A resenha ficou bem legal Anderson!Parabéns pela organização do blog!

P.S. - Você ta lendo Jogos Vorazes!! *--*

Guilherme
Devorando Letras

Mayara disse...

Adorei o post!
E antes de falar sobre, agradecer pelo meme, acontece que já fui indicada por outra pessoa, então nem tem como participar, mesmo assim, muitissimo obrigada por lembrar do blog. OBS: estou seguindo aqui já, viu (:
E sobre o livro: hahaha, que engraçado o motivo de ser chamado cotoco. Sempre que vejo o livro dá vontade de pegar pra ler, mas... sei lá. Depois a vontade passa, aí acabo não comprando. Mas, parece ser muito bom, e não sabia que era uma trilogia ;O

cleusa disse...

Gostei muito de sua resenha! Fez-me interssar-me pelo livro, que ainda não tinha chamado minha atenção. Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Oi querido, nunca li esse livro. A resenha ficou ótima,adoro esses livros sobre internatos, aventuras de meninos etc. Cotoco parece um menino muito engraçado, e só pela parte da vovó gagá já percebi que vou dar muitas risadas. Obrigada pela dica! Você escreve muito bem. To seguindo, dá um pulinho lá no Biacentrismo depois ^^ Beijo!

Unknown disse...

Esse livro parece ser hilário =) Quero muito conhecer essa história \o/

Thassio disse...

Eu adorei esse livro :)
Menos o final, que me deixou muito triste )):
MAAAAS, pretendo ler a série toda um dia! *-*

-
http://itbookblog.blogspot.com

Unknown disse...

Esse livro deve ser super divertido, a estória parece ser bem engraçada,ainda não li mas pretendo.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.