Crítica de Cinema: A Invenção de Hugo Cabret

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Baseado no livro "A Invenção de Hugo" de  Brian Selznick, Hugo, lançado nesta sexta dia 17/02, é o mais recente filme de Martin Scorsese diretor de filmes como O Aviador e Os Infiltrados. Nesta obra do diretor conhecemos Hugo, como já fica óbvio com o título do filme, ele é um garoto de 12 anos que vive em Paris sozinho numa estação ferroviária onde cuida dos relógios da estação.

Hugo perdeu o pai em um incêndio, com isso, ele fica com um objetivo: concertar um autônomo que seu pai achara no lixo antes de morrer e que eles dois juntos estavam arrumando. Este sonho de Hugo chega a ser poético, e é incrível a forma como as coisas vão lentamente se encaixando e se resolvendo. Para concertar o robô ele acaba tendo de roubar materiais de uma loja de brinquedos da estação, durante a sua jornada por uma chave, peça que faria o autômato voltar a funcionar, durante um dos seus roubos ele é pego, assim, Sr. Georges o manda mostrar o que guardava nos bolsos, ele o faz e mostra o caderno de anotações do seu pai, o sr. Georges o pega e diz que vai queimá-lo, e então Hugo Cabret acaba conhecendo Isabelle que por pura coincidência (ou não) é afilhada do dono de tal loja de brinquedos, ele promete para Hugo que iria tentar impedir seu padrinho de queimar o caderno, e é aí que o filme fica com um ritmo mais veloz.

E quando Hugo junto de Isabelle consegue concertar o autômato, o robô deixa um desenho: Uma lua com um foguete no olho direito, tal imagem que o pai de Hugo dizia fazer parte de um filme, Hugo então percebe que sr. George age estranhamente vendo tal imagem, é em uma ida à biblioteca que ele e sua companheira descobrem o porque de George estar agindo assim.

Além de falar sobre a jornada de Hugo pra concertar o robô, o filme também trata sobre a história do cinema. Vemos cenas de filmes antigos, até mesmo a cena do primeiro filme da história, aquele de um trem chegando à uma estação de 1895 que deixava quem assistia em pânico, pois achavam que o trem iria atropelá-los.

É interessante lembrar também que este filme é um dos indicados ao Oscar 2012, o "Hugo" vai competir pelo prêmio de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais e outros 4 prêmios! Hugo é o filme que em 2012 foi mais indicado à prêmios e a meu ver ele tem grandes chances de vencer em várias das categorias.

Não posso dizer nada sobre a adaptação, pois não li o livro, mas quem leu contou que o filme foi muito bem adaptado! Amei o filme e assistiria muitas mais vezes, indico e acrescento: "Se você ama cinema, assista este filme!"



Original: Hugo

Lançamento: 2012
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, 

Emily Mortimer, Jude Law

Duração: 126 min
Gêreno: Aventura

5 comentários:

Erica Leme disse...

Parece seu um filme encantador, cheio de inocência e com uma história muito bonita e envolvente.
Eu assisti o filme Os Infiltrados, do mesmo diretor, e posso dizer que adorei. Depois de tantas indicações ao Oscar, fiquei curiosa e vou assistir com certeza.

Beijos

Cristiane Dornelas disse...

Eu tento assistir e nunca consigo. Vou ver se dou um jeito de ver esse filme logo porque só pelo trailer eu fiquei louca por ele. Quero ver!

@whosthanny disse...

Esse filme é simplesmente lindo! Vale super a pena pagar o ingresso do 3D para assistir no cinema. Todo o trabalho de fotografia está belíssimo, é uma verdadeira carta de amor ao cinema. Terminou o filme e eu fiquei lá sentada me acabando em lágrimas. Com certeza irei comprar o DVD!

Beijos,
whosthanny.com

Just Livros disse...

Pelo trailer o filme para ser maravilhosa, pretendo assistir em 3D.

Passa no meu blog? Tem Promoção:
http://just-livros.blogspot.com/

Ju disse...

Adorei esse especial. Estou louquinha pra ver esse filme, só tive chance de ver journey 2 ainda :/
Parece o tipo de filme que mescla o inteligente com o divertido, além do Hugo parecer mega carismatico :)
Beeijos!
Jups | Up Sagas
www.upsagas.com

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.