Dezenove Luas por Margaret Stohl e Kami Garcia

segunda-feira, novembro 18, 2013

Original: Beautiful Chaos
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Páginas: 332
Série: Livro 01: Dezesseis Luas
          Livro 02: Dezenove Luas
          Livro 03: Dezoito Luas

Emocionante final da saga Beautiful Creatures, que vendeu mais de 60 mil exemplares apenas no Brasil. Nesse novo volume, após ter se sacrificado para restabelecer a Ordem das coisas e salvar o mundo de um apocalipse iminente, Ethan precisa encontrar uma forma de retornar do mundo dos mortos e reencontrar Lena, seu único e grande amor. Enfrentando velhos inimigos e fazendo aliados improváveis, ele precisa acreditar que o verdadeiro amor conquista tudo. Será?

CONTÉM SPOILERS

A série "As Crônicas Conjuradoras" me chamou muito a atenção no seu início,  Dezesseis Luas me surpreendeu com uma história abrasadora sobre um garoto que acaba se envolvendo com uma Conjuradora, um romance original, intenso, obscuro e misterioso, durante os outros dois livros o clima se intensificou e eu estava cada vez mais ansioso para saber qual era o segredo que as autoras tinham guardado para o quarto e último livro da série, nunca imaginei que chegaria onde chegou e tenho certeza de que teria sido muito melhor para a história de Ethan e Lena se elas estivessem finalizado a série com o desfecho do terceiro livro.

Todos os acontecimentos dos livros anteriores levaram à consequências, a maior delas foi a morte de Ethan, o personagem principal no final do terceiro livro, em Dezenove Luas vemos a trama pela qual ele está passando ao perceber que após a morte ele é levado à uma espécie de bairro onde os moradores mortos de Gatlin se reencontram e lá ele encontra sua mãe Lila, que explica para o garoto como é a "vida" naquele lugar, mas só quando ela diz que ele poderia ir até a terra sem forma corpórea é que ela prende a total atenção de Ethan.

Sabendo que pode visitar a Terra, Ethan decide desenhar um plano para tentar enviar uma mensagem para Lena e, assim, mostrar para elas que ele consegue agir em meio aos vivos. Quando finalmente consegue se comunicar com Lena e Amma, ele decide tentar encontrar uma forma de voltar para a vida de antigamente e fazer com que elas entendessem o plano para que o ajudassem, porém a forma como tudo isso aconteceu, o que eu contei em dois parágrafos foram lidos em quase 150 páginas, o que fez com que o livro fosse cansativo e muito lento.

E toda essa lentidão fez com que o livro fosse decepcionante, me rastejei até o final passando por três (sim, na minha opinião o livro teve três cenas boas) cenas boas, duas delas incríveis, e o que eu senti foi que as autoras não tinham ideia para o que fazer durante o livro todo, não dúvido da criatividade delas, mas elas tinham muito em mãos e não conseguiram moldar um encerramento que prendesse o leitor e que o fizesse chorar e até querer mais, como nos outros três livros.

Os personagens que todo mundo ama apareceram bem pouco neste livro, Link e Ridley vão ganhar uma série só deles, mas isso não impediu de que Link roubasse a cena em uma das três boas, ele foi um dos únicos personagens que eu diria que evolui muito desde o primeiro livro, pois os outros continuaram com a mesma personalidade do início.

O enredo do livro foi fraco, as 332 páginas são sobre a volta de Ethan à vida e ao menos cem delas são de Ethan ou Lena se lamentando pela morte do personagem principal, para uma série que agradou muito nos primeiros livros e tinha uma legião de fãs de braços abertos para receber o tão esperado desfecho, este foi no mínimo decepcionante.

E assumo que não aguentei segurar o riso nas últimas páginas do livro, se você leu tenho certeza de que sabe que não havia uma forma pior que finalizar uma série de quatro livros com uma tentativa de cena intensa que não deu certo - nem um pouco mesmo - e que me fez rir e ficar com vergonha de ter esperado por aquilo. A série em si é boa sim, eu continuo a recomendar os três primeiros livros, mas pare em Dezoito Luas ou você vai se arrepender, assim como eu.
1.0 de 5

1 comentários:

fabdosconvites disse...

Não li nada desta série ainda, e nem tenho ideia de quando vou ler.
Bjs, Rose.

Postar um comentário

Contents © Hooked for Books 2011. Layout por Anderson Vidal.